Pular para o conteúdo

Entenda sobre a Estenose Lombar Degenerativa e suas causas.


Olá, meu nome é Flávio Porto, ortopedista e cirurgião de coluna. Hoje, vou falar um pouco sobre um problema muito frequente em nossas consultas, a estenose lombar degenerativa.
A estenose lombar degenerativa é uma condição caracterizada pelo estreitamento do canal vertebral no qual passam as raízes dos nervos responsáveis por fornecer força e mobilidade às pernas. Esse estreitamento é causado pelo envelhecimento das estruturas de ligamentos, discos e osteófitos (bicos de papagaio), que vão reduzindo e fechando o canal, comprimindo as estruturas nervosas e gerando dor na região lombar e fraqueza nas pernas.
No diagnóstico da estenose lombar degenerativa, é importante lembrar de outras patologias, como problemas vasculares e diabetes. Normalmente, após um exame físico adequado e uma conversa com o paciente, realizamos exames de imagem, como radiografias, tomografia e ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico.
O tratamento da estenose lombar degenerativa pode ser cirúrgico ou conservador. Na maioria dos casos, o tratamento conservador é realizado e inclui fisioterapia, uso de medicamentos, redução de peso e atividade física. Esse tipo de tratamento é multidisciplinar e exige a orientação adequada de um profissional da área.
Os casos cirúrgicos são indicados para pacientes sem melhora após o tratamento conservador, com perda de força nas pernas, que não conseguem conviver com o problema. Existem diversas técnicas cirúrgicas, algumas mais invasivas do que outras, que ajudam a resolver o problema.
Fonte: ESTENOSE LOMBAR DEGENERATIVA por Dr. Flávio Porto