Pular para o conteúdo

Entenda o que é Proptose ou Exoftalmia e seus sintomas.

A Proptose ou Exoftalmia: o que é e como tratar?

Oi pessoal! Hoje eu vim falar sobre a Proptose ou Exoftalmia. Você sabe o que é a Exoftalmia? Já ouviu falar de Proptose? Vamos lá! A Exoftalmia ou Proptose é quando o globo ocular é projetado para fora da órbita, que é onde o globo ocular está dentro de uma caixa de vários ossos, sendo essa caixa fechada com passagens para nervos, artérias e veias. O olho fica lá dentro para sua proteção e autonomia. Quando ocorre a Exoftalmia, o olho é empurrado para fora dessa caixa da órbita, fazendo com que a pessoa fique com o olho mais proeminente e às vezes, simétrico em ambos os lados.

A Proptose pode ser causada por vários fatores, como tumores, hemorragias, infecções, celulite orbitária, lesões de pele, sinusite e infecções. Quando é unilateral, pode ser um sinal de doenças graves e perigosas, como tumores atrás dos olhos. Já quando é bilateral, pode estar associada a doenças hormonais, como a doença de Graves, que pode causar hipertireoidismo. É fundamental procurar um médico oftalmologista para diagnosticar a causa e tratar a tempo, antes de causar lesões irreversíveis na córnea.

Um sinal comum da Exoftalmia é o desconforto ocular, lacrimejamento e inflamação. O paciente pode sentir sintomas como conjuntivite, reflexão e diversos outros, que devem ser observados o quanto antes para procurar ajuda de um profissional.

É importante lembrar que a Exoftalmia não é normal, e se perceber algum tipo de anormalidade em relação ao globo ocular e órbita, deve-se procurar ajuda médica. Qualquer dúvida, basta perguntar a um oftalmologista.

Espero que este texto tenha sido útil para vocês e que compreendam um pouco mais sobre a Proptose e Exoftalmia.

Fonte: “O que é Proptose (ou Exoftalmia)?” por Glaucoma Sem Mistérios