Pular para o conteúdo

Entenda o que é Linfoma: causas, sintomas e tratamentos.

O que é linfoma?

Linfoma é uma neoplasia de linfócitos. Não existe causa para o linfoma, o que se sabe é que em algum momento da vida da pessoa acometida, o linfócito – seja ele foto bo linfócito T – sofre alguma alteração que confere o que propicia o aparecimento do linfoma.

Existem dois tipos de linfoma: o linfoma de Roddick e o linfoma não-Hodgkin. O que diferencia esses dois tipos é principalmente uma questão temporal. O linfoma de Roddick foi primeiramente descrito em 1832 e todos os outros tipos de linfoma que apareceram após o linfoma de Hodgkin, receberam o nome de linfoma não-Hodgkin.

Sintomas do linfoma

Os sintomas mais comuns do linfoma são o aparecimento de um aumento de gânglios – ou vulgarmente chamados de “ínguas” – que podem aparecer em qualquer região do corpo, mas tem uma predileção maior na região do pescoço, axilas e região inguinal. Fora o aumento de gânglios, o aparecimento de ínguas, outros sintomas também podem acompanhar o paciente com linfoma e são eles febre, geralmente é uma febre baixa no finalzinho da tarde que a gente chama de “febre vespertina”, sudorese noturna profusa ou importante e a perda de peso. Outro sintoma não muito comum, mas que aparece em casos de pacientes com linfoma é a coceira ou prurido pelo corpo.

Tratamento do linfoma

O tratamento do linfoma evoluiu muito nos últimos 20 anos. A cada ano nós temos tratamentos mais eficazes com menos toxicidade. Entretanto, hoje a base do tratamento do linfoma é a quimioterapia associada ou não a estas outras novas drogas. A radioterapia pode ser usada em alguns casos e o transplante de medula óssea. Para cada tipo de linfoma existe um tratamento específico.

Idade do paciente

O linfoma pode acometer qualquer idade. Eu costumo falar para os meus pacientes que acomete pacientes do zero aos 100 anos. Porém, a incidência maior do linfoma em jovens, dos 15 aos 40 anos, por isso que o câncer mais comum em jovens é o linfoma.

Fonte: O que é Linfoma? por Hospital Alemão Oswaldo Cruz