Pular para o conteúdo

Entenda o que é a Arritmia Cardíaca e seus sintomas.


Você conhece alguém que sofre com arritmias cardíacas, como palpitações, coração acelerado ou irregular? É sobre esse assunto que iremos tratar agora.
O coração é composto por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Possui um músculo responsável por fazer o coração bater, chamado de miocárdio. Também possui sistema de encanamentos, como as artérias coronárias, e um sistema elétrico que começa com uma bateria no átrio e chega ao músculo cardíaco.
Quando há falhas no sistema elétrico, ocorrem as arritmias, e o coração passa a bater de forma irregular. O ritmo normal do coração é entre 50 e 100 batimentos por minuto, abaixo de 50 é chamado de bradicardia e acima de 100, de taquicardia.
As arritmias podem surgir desde o nascimento ou serem adquiridas ao longo da vida, como em casos de infarto ou outras doenças cardíacas. O estresse também pode ser um fator desencadeante.
Quando os sintomas de arritmias se tornam persistentes, é necessário buscar orientação médica. É importante informar ao médico se as arritmias pioram com ansiedade ou esforço físico, por exemplo. Outros sintomas, como tontura, falta de ar, dor no peito, devem ser levados em consideração.
A arritmia é uma doença comum e potencialmente grave, que deve ser tratada. Com informação adequada, o médico poderá chegar a um diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Cuidado com os abusos do álcool, que pode ser um estimulante do coração e desencadear palpitações e taquicardias. Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares para ajudá-los a cuidar da saúde do coração.
Fonte: O QUE É A ARRITMIA CARDÍACA? por DOUTOR AJUDA