Pular para o conteúdo

Entenda mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável

O desconforto no aparelho digestivo pode estar associado a diversos motivos. Um deles é a síndrome do intestino irritável – um problema muito frequente em jovens e principalmente nas mulheres. Dor abdominal e alterações intestinais são problemas que causam muito incômodo e eles podem estar ligados a uma doença puramente funcional, ou seja, não há qualquer lesão ou tumor que provoque o quadro. A causa principal da síndrome são sempre os fatores emocionais, como ansiedade, depressão, fadiga, cansaço e preocupação, e eles desencadeiam uma série de alterações fisiológicas.

A primeira delas é que o cérebro reconhece essa emoção e precisa transformar isso em uma reação química. Essa reação química libera uma série de substâncias chamadas endorfinas, que vão agir por todo o corpo. Algumas pessoas vão causar tontura, palpitação, tremor, sudorese e quando elas chegam ao intestino em algumas pessoas, elas irritam a renovação intestinal.

Quando ocorre esta irritação dos nervos do intestino, podem acontecer duas situações. A primeira é a hipersensibilidade, o que significa que quando estimulado a dor, o paciente se incomoda muito mais do que alguém que não tenha a síndrome, o segundo defeito afeta os movimentos intestinais. A inervação atingida controla o ritmo intestinal, assim pode acontecer uma aceleração, o que ocasionaria diarreia, ou um retardamento, causando a prisão de ventre. A alimentação também ajuda a desencadear os sintomas.

O intestino e estômago podem ficar intolerantes alguns alimentos. O primeiro deles seriam os alimentos gordurosos, frituras, doces, chocolates, porque como eles têm muita gordura, causam uma dificuldade de absorção. Outro tipo de alimentos são alimentos que têm intolerância. Alguns pacientes envolvem intolerância principalmente à lactose, que são leite e seus derivados, iogurte, manteiga, queijo e creme de leite ou glúten, que é o trigo, seus pães e as massas.

A produção de gases também pode causar muito desconforto a quem possui a síndrome. Entre os alimentos saudáveis que propiciam mais gases estão feijão, alho, cebola, brócolis, repolho e os cereais. Mesmo assim, quem tem a doença não deve excluir estes alimentos da dieta, apenas consumi-los de forma equilibrada.

No intestino irritável, a doença é psicossomática, ou seja, é funcional e não tem causa, então a primeira coisa que se faz é excluir qualquer outra possibilidade diagnóstica. Ou seja, como ela não vai apresentar lesão, você exclui todas as doenças que causam lesão no intestino, tumores, alterações vasculares, coisas do tipo. O tratamento da síndrome tende a ser um conjunto de medidas para controlar sintomas como a dor. Utiliza-se medicamentos, mas parte importante do controle da doença pode ser o cuidado com a alimentação. Além disso, algumas atitudes podem ajudar no tratamento da doença, como manter a atividade física regular, ter um padrão de sono adequado e uma dieta balanceada, ajudam a melhorar sua qualidade de vida.

Para saber mais acesse minha vida.

Fonte: Síndrome do intestino irritável por Minha Vida