Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre Apraxia e Dispraxia.

Diferença entre Apraxia e Dispraxia no Desenvolvimento de Fala e Linguagem

Hoje vamos conversar sobre a diferença entre a Práxis e a Dispraxia. Fique ligado! Eu sou Ju Trentini, mãe e fonoaudióloga do canal Fala Forma, cuja missão é ajudar você a turbinar o desenvolvimento do seu filho. Aqui neste canal abordamos temas relacionados ao desenvolvimento da fala e da linguagem, além de outros mitos infantis em geral.

Eu gostaria de falar sobre a diferenciação entre a prática de fala da infância, a apraxia e a dispraxia. No passado, fiz dois vídeos sobre o assunto e sempre que faço referência à práxis, me refiro a ela especificamente.

Para esclarecer, apraxia de fala da infância é um distúrbio neurológico no planejamento e execução motores da fala. Dispraxia, por outro lado, é uma distracção, e não uma práxis. Ela envolve uma dificuldade no planejamento e na execução motores, mas não necessariamente há uma questão neurológica envolvida.

A diferença é que a apraxia de fala da infância envolve uma questão neurológica, como uma lesão cerebral, enquanto a dispraxia pode ocorrer em pessoas sem nenhum achado neurologicamente falando. A criança com apraxia pode receber tratamento para melhorar sua fala, enquanto na dispraxia, o tratamento pode melhorar a situação, mas a regeneração pode ser difícil. No entanto, com terapias, a tendência é de que a criança, independentemente do grau, consiga falar normalmente, embora possa levar tempo e muita terapia.

Espero que este vídeo tenha ajudado a esclarecer as diferenças entre apraxia e dispraxia, e que agora você saiba que seu filho pode receber tratamento para sua condição. No entanto, não falamos em cura, já que não se trata de uma doença. A criança pode melhorar e falar normalmente com o tempo.

Espero que você tenha gostado deste vídeo. Lembre-se de me seguir no Instagram para mais conteúdo sobre fonoaudiologia e desenvolvimento infantil. Obrigada por assistir!

Fonte: Apraxia X Dispraxia – Diferenças entre apraxia e dispraxia por Fala Fono por Juliana Trentini