Pular para o conteúdo

Autismo, Apraxia e Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem: Principais diferenças.


Vamos conversar hoje sobre a diferença entre o PECS e o TDL, ou seja, entre o autismo a partir da fala na infância e o transtorno do desenvolvimento da linguagem.
Se você tem interesse nesse assunto, fique ligado! Nós somos o time do canal Fala Fono Mãe e Forno, cuja missão é ajudar você a turbinar o desenvolvimento do seu filho em todos os aspectos, não só de falar a linguagem. Falamos muito do desenvolvimento infantil em geral, mas nossa expertise está mais nessa área.
Continuando, vamos conversar sobre a diferenciação desses três transtornos que eu apontei.
Vou começar pela práxis, né. Apraxia de fala é uma dificuldade específica no planejamento e execução motor da fala. Então, ela está lá no cérebro, como o cérebro vai fazer a boca e a língua se movimentar para articular as palavras. Essa é a grande dificuldade. Em geral, a criança com a PECS, que é para que se fala na infância, ela não tem problemas de linguagem, ela sabe o que ela quer falar, ela só não consegue articular as palavras, sabe.
Agora, falando um pouco sobre o TDL, ela tem dificuldade de entender, compreender e produzir linguagem. Ela tem dificuldade em entender as frases. Então, assim, como um sinal muito claro sobre o TDL é quanto mais simples, mais curtas e mais fáceis forem as palavras, melhor a criança se dá na tarefa. Então, por exemplo, se você fala para a criança “pega seu sapato”, é mais fácil para entender do que se você fala assim “pega seu sapato e coloca em cima da mesa e depois vem aqui”. Você complicou essa questão dela entender as classes, separadas, articular uma com a outra e voltar. Enfim, você deixou a tarefa mais difícil, ela vai ter mais dificuldade em aprender a tarefa.
Agora, o autismo. Ele tem uma classificação que não envolve só dificuldades na parte social da linguagem e envolve também estereotipia, comportamentos restritos e repetitivos. Então, se a criança não tem interesses restritos, comportamentos repetitivos ou estereotipias, então ela não se enquadra no autismo. Certo que, às vezes, é bem sutil, é difícil de perceber, então o profissional precisa ter experiência, mas seria o caso de investigar essas e outras questões. (Aplausos)
Eles três combinam com uma coisa em comum: a questão vai ter dificuldade de fala. Nessa atividade falar, em que está a dificuldade dela fazer o planejamento motor para colocar a palavra para fora. Mas ela sabe o que ela quer falar, a dificuldade é de entender e pegar as palavras, nem encontrar as palavras certas para poder usar quando ela quer falar para conseguir produzir coisas que tenham sentido. Daí já seria o TDL, ou a dificuldade dela está na linguagem, mas no uso social da linguagem, porque é justamente ela que tem uma dificuldade social, e aí seria o autismo. (Aplausos)
Então, essa diferença ficou bem clara, eu espero que sim. Entre esses três transtornos é muito importante falar sobre isso porque, como cada dia que passa, o autismo ganha mais atenção, e a gente sabe que agora já está quase um em cada 50 crianças com autismo. Então, as pessoas estão entrando em pânico, tá tudo agora autismo. Aquele meu filho tem três meses de idade, não está olhando, eu já sabia, tô assim procurando pelo em ovo. Não estou justificando de hipótese alguma que a criança tem dificuldade não merece atenção, sim, merece. Mas a criança ter uma uma qualidade só é uma característica única, ela não fecha como autista. Então, precisa avaliar como um todo, certo, e não precisa entrar em pânico. E outro, nem todo autismo é o fim do mundo, tem tratamento. Então, nem tudo é autismo. Se não for, tem outras coisas que podem ser, e pode não ser nada disso. Pode ser um simples atraso na fala que a criança vai superar com a ajuda e com o tempo, tá. Então, e podem ser outras coisas também que não tratam com o transtorno social da fala e tem outros diagnósticos também que vão estar um pouco ali, com sintomas um pouco parecido.
Bom pessoal, se você gostou deste vídeo e você quer ficar sempre por dentro do que acontece no canal da Fala Fono não esquece de se inscrever e de me seguir no Instagram também. É muito bacana, está tendo muita troca ao responder mensagens diretas, o que é muito legal que essa troca com vocês. Então, se você tem seguir, não esquece, me procura lá, Fala Fono, e vejo vocês lá também. A gente conversa por lá também. É muito bom ver vocês por aqui. Muito obrigada por me acompanharem. Nos vemos na terça-feira que vem. Até a próxima! (Música)
Fonte: DIFERENÇA ENTRE AUTISMO, APRAXIA E TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM por Fala Fono por Juliana Trentini

Marcações: