Pular para o conteúdo

Entenda a Ionização e Dissociação: Conceitos e Exemplos

Aula de Química: Organização e Dissociação

Olá, estudantes! Eu sou o professor Diogo Lopes Mal de Química e o tema da nossa aula de hoje é a organização e a dissociação, que estão extremamente relacionados com as funções inorgânicas. A organização é uma reação química que produz íons quando uma determinada substância é adicionada em água, sendo que as substâncias que realizam esse fenômeno são as substâncias ácidas.

De acordo com a teoria de Arrhenius, sempre que um ácido é adicionado em água, ele vai haver a produção de íons cátions e ânions. O cátion que o ácido produz em água é sempre o mesmo, que é o que chamamos de cátion hidrogênio (H+), enquanto o ânion será um qualquer.

Já a dissociação é um fenômeno físico que ocorre quando uma substância básica ou uma substância salina é adicionada em água. Sempre que isso acontece, há a liberação de íons que já existem na substância. No caso da base, ela vai liberar um cátion qualquer acompanhado de um ânion hidróxido (-OH), enquanto que no caso do sal ele vai liberar um cátion qualquer e um ânion qualquer que não seja o hidrogênio.

Exemplos de dissociação de ácidos, bases e sais

Agora vamos ver alguns exemplos para entendermos melhor a organização e a dissociação:

  • Ácido clorídrico (HCl) em água: HCl + H2O → H3O+ + Cl
  • Ácido sulfúrico (H2SO4) em água: H2SO4 + 2H2O → 2H3O+ + SO42-
  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) em água: Ca(OH)2 + 2H2O → Ca2+ + 2OH
  • Sulfato de sódio (Na2SO4) em água: Na2SO4 + H2O → 2Na+ + SO42-

Lembrando que no caso dos ácidos, a carga do cátion é sempre relacionada com a quantidade de hidrogênios presentes na sua fórmula, enquanto que na dissociação de bases e sais, a carga dos íons pode variar.

Espero que tenham gostado da aula! Qualquer dúvida, acessem os links na descrição do vídeo. Até a próxima!

Fonte: Ionização e Dissociação – Brasil Escola por Brasil Escola