Pular para o conteúdo

Entenda a Diferença entre Miopia e Astigmatismo


O final de Maio, final de menos, isso eu uso óculos há tanto tempo que até hoje acredita que eu não sei o que que eu tenho? Eu não sei se eu tenho miopia, você sabe se eu tenho astigmatismo? Na verdade, eu não sei a diferença entre miopia e astigmatismo. Assista esse vídeo que hoje eu vou te explicar e você vai sair desse vídeo sabendo, eu garanto!
Olá! Seja muito bem-vindo! Eu sou Cláudio Del Claro, seu oftalmologista, e criei esse canal especialmente para você, que se preocupa com seus olhos, com sua visão, que quer aprender tudo para cuidar melhor deles. Quem chega na vida toda quer preservar sua visão. Pois é aqui que você receberá as melhores informações. Então, se você ainda não se inscreveu, não perca tempo. Inscreva-se, clique no sininho, porque toda semana são três vídeos novos e venha fazer parte da maior e melhor audiência de oftalmo do Brasil.
Então vamos lá, vamos esclarecer miopia e astigmatismo, qual é a diferença? Bom, ela tem diversas diferenças, mas ela tem algumas semelhanças também. Vamos começar? Eu vou te mostrar aqui na receita do óculos. Observe essa receita. Nós temos aqui de um lado o grau esférico. O grau esférico ele é composto ou pela miopia ou pela hipermetropia. O grau negativo é um grau esférico da miopia. Então, se fosse positivo teria hipermetropia, mas é negativo, então esférico, miopia. O grau cilíndrico sempre será do astigmatismo. Então, lembrando em receita de batismo lá, na receita do óculos, ele vai estar na coluna do cilindro e ele tem uma semelhança com a miopia. Qual é? O sinal, o sinal do astigmatismo, ele é vingativo também, assim como a miopia. Mas como ele está na coluna do cilíndrico, ele se trata de astigmatismo. E o astigmatismo ele sempre é acompanhado de um eixo ao lado. E aí, você tem algum problema de miopia, astigmatismo? Eu tenho certeza que sim. Então, já vai me deixar de muito mais, muito like, e fica comigo até o final desse vídeo, porque eu adoro a sua companhia.
Uma outra diferença é que a miopia ela causa uma dificuldade visual para longe. Já o astigmatismo ele causa embaçamento visual na dificuldade, não importa a distância, seja longe ou seja perto. O embaçamento do astigmatismo independe da distância, tanto longe quanto perto. Porque você já ouviu, o míope ele pode, ele enxerga muito bem de perto, dependendo do grau, e tem que chegar perto aqui assim (colocando a mão próxima ao olho). Mas enxerga. E você já tem um grau de astigmatismo alto, tanto você coloca para longe, coloca para perto, tudo vai ficar passado.
Então agora vamos falar um pouquinho mais da miopia para você relembrar. A dificuldade de longe e ela é causada por duas situações: o nosso olho, ou porque o diâmetro ântero-posterior do nosso olho é maior do que o normal, ou seja, o olho é mais comprido ou porque a córnea é muito curva. Por isso, em casos de ceratocone, é muito comum o paciente ter miopia também acompanhado com esse problema aí. O que acontece? A luz ela entra pela nossa córnea, passa pela íris, pelo cristalino e a imagem ela vai se formar antes da retina, ela não chega lá em cima da retina, e isso faz com que a sua visão esteja embaçada para objetos distantes. Já objetos muito próximos você consegue ver com facilidade. A causa da miopia é genética, mas hoje vivemos uma verdadeira epidemia de miopia no mundo todo, justamente por causa dessas mudanças de hábito de celular. O que as crianças já acabam nascendo segurando um celular, e isso em excesso de esforço acomodativo, excesso de foco para perto, por muitos dias, meses, anos, faz com que as crianças tenham mais chances de ter miopia. É o fator ambiental e isso já está mais que comprovado. Principalmente agora, no período de isolamento social em 2020, nós tivemos diversos estudos comprovando que o fator ambiental de excesso de visão para perto, e também as crianças ficaram isoladas dentro de casa, sem apanhar sol, sem estar ao ar livre, também pode ser uma causa de desenvolvimento da miopia. Então, faz muito cuidado, controle com o celular. Tudo que você puder tirar de imagens do seu filho lá na televisão sempre é muito bem-vindo. Controle em duas horas por dia de aparelhos próximos, e sempre estimule seus filhos a fazerem atividades ao ar livre, correr lá fora, andar de bicicleta praça, pois isso ajuda muito também nesse controle da miopia.
Como tratamento, nós temos os óculos, as lentes de contato, as cirurgias, tanto a cirurgia refrativa a laser quanto à cirurgia de implante de lente intraocular. É possível tratar a miopia e curar definitivamente.
Já o astigmatismo, ele não tem tanto a ver com esse comprimento axial do olho. Não tem senso a ver com o comprimento dos olhos. Ele tem mais a ver com a córnea. Agora você sabe esse tecido transparente na frente dos nossos olhos, que em formato dela original é demais fera, mais foram algumas questões variações anatômicas próprias suas. Você começa a ter uma curvatura mais é mais acentuada do que outra. Para você ter uma ideia, gosto de dar aquele exemplo das bolas. A bola de basquete e bola de futebol americano. Uma bola de basquete seria córnea normal, e a bola de futebol americano é que tem uma curvatura menor e outra maior, é um caso com astigmatismo. Essa discrepância na curvatura da córnea faz com que a imagem entre toda desordenada dentro do olho, e se forma na frente da retina, se forma atrás da retina, e isso causa a dificuldade visual, tanto para longe quanto para perto. Entendeu?
Como forma de tratamento, também temos as lentes, os óculos, as lentes de contato, as cirurgias, tanto cirurgia refrativa a laser quanto à cirurgia de implante de lente intraocular. Através das lentes tóricas, corre conseguimos corrigir perfeitamente tanto a miopia quanto o astigmatismo.
E agora que você já entendeu tudo, me conta, você tem miopia ou astigmatismo? Deixe suas respostas aqui nos comentários que eu quero ver essa nossa enquete. Você estava enxergando de óculos ou sem óculos? Eu quero saber. Lógico, se você ficou com mais alguma dúvida, por favor deixe aqui também. E compartilhe com seus amigos. Um grande beijo, e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau, tchau!
Ah, e não vai embora não, continua navegando aqui no Cláudia Fix.
Fonte: Diferença Entre Miopia e Astigmatismo por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista