Pular para o conteúdo

Tratamento de miopia em crianças: como funciona? | Dicas de especialistas


Desconfia que seu filho tem algum desconforto nos olhos? Pode ser miopia. Então, vamos ver como identificá-la em crianças, suas causas e possíveis tratamentos. E no final, vou te dar dicas de como preveni-la.
Como reconhecer os sinais de miopia em crianças? É como uma criança franzir a testa, fechando os olhos, fazendo força para focar a imagem. Às vezes, ela passa a esfregar os olhos na tentativa de adequar a visão à distância. A longo prazo, esse esforço provoca dores de cabeça e cansaço visual, principalmente ao fim do dia. Uma criança com miopia mais elevada aproxima os objetos, livros e cadernos, para perto dos olhos. Outras coisas a que os pais e cuidadores devem estar atentos são a dificuldade no aprendizado e a dispersão ou diminuição da concentração, pois a criança pode simplesmente não estar enxergando a lousa na sala de aula. Por isso, a miopia em crianças muitas vezes pode ser confundida com déficit de atenção ou dificuldade de aprendizado.
Se você reconhece na sua criança algum desses sintomas, é hora de levá-la ao oftalmologista.
O que é miopia? A miopia acontece de duas maneiras: uma é quando o olho cresce mais que o normal, a outra é quando a córnea, a tampinha transparente do olho, ou o cristalino, a lente natural do olho, fica mais curva que o esperado para a idade. Em ambos os casos, é como se a imagem de um projetor não focasse na tela de projeção, que no nosso olho se chama retina, mas sim antes dela. Por isso, a criança com miopia tem dificuldade para enxergar objetos e paisagens distantes.
Como é o tratamento de miopia? Com ajuda de exames e aparelhos especializados, o oftalmologista busca estabilizar e desacelerar o aumento da miopia. Para isso, são usados colírios manipulados, óculos e lentes de contato.
E o que causa miopia? Entre outras, as causas podem ser genéticas ou ter influência de fatores ambientais, como excesso de telas e pouca atividade ao ar livre. Estudos mostram que nos últimos anos houve um aumento significativo de casos de miopia em crianças, principalmente em locais onde elas passam mais tempo em telas e menos tempo ao ar livre. E na pandemia, esses números se agravaram. A falta de luz solar e a presença de luz azul das telas ativam terminações nervosas que estimulam o crescimento do olho, e até o momento, não foi comprovado nenhum filtro de luz que pudesse proteger desse estímulo.
Então, aqui vai a dica para prevenir a miopia em crianças: estimule e proporcione a elas brincadeiras e tempo ao ar livre, reduzindo o uso de telas. Quando a criança estiver exposta às telas, controle o tempo e restrinja de acordo com a recomendação para cada idade, e divida essas horas permitidas em tempos menores. Sempre que possível, prefira a televisão ao invés de tablets e celulares. Também mantenha o ambiente iluminado, não deixando a tela ser o único ponto luminoso do ambiente. E claro, evite as telas antes de dormir.
Espero que este vídeo tenha trazido informações úteis para você. Se te ajudou, curta e compartilhe para que mais pessoas possam assistir.
Até a próxima semana!
Fonte: Miopia tem cura? Como é o tratamento em crianças? | Dicas das especialistas por Saúde da Infância