Exercício para evitar dores nas costas, no peito e ombros
Olá! Hoje vou te ensinar um exercício que vai evitar dor nas costas, no peito, nos ombros e até na coluna cervical (pescoço).
Está duvidando, né? Então antes do exercício deixa eu te mostrar essa estrutura que é uma grande causa de dor em todas essas regiões.
- Diafragma é esse músculo aqui, o principal músculo da respiração.
- Ele tem esse formato de balão, literalmente um paraquedas.
- Ele divide o peito (tórax) da barriga (abdômem).
- Ele é responsável por muitas dores e problemas na coluna lombar porque ele está ligado, amarrado às 3 primeiras vértebras da coluna lombar.
- Ou seja, o diafragma pode atrapalhar o movimento de mais da metade da coluna lombar.
- Por isso é que a maioria das hérnias de disco, protusões acontecem entre L4, L5 e S1 (sacro).
- Além disso, o diafragma pode interferir no movimento de todas as costelas, ou seja, de toda a caixa torácica e isso sobrecarrega, por exemplo, o músculo peitoral menor (que liga o ombro às costelas) e outros músculos que ligam o ombro e a caixa torácica ao pescoço, como o esternocleidomastoideo (ECOM).
Entendeu agora? Então vamos juntos fazer um alongamento do diafragma.
Tenho certeza que você pensou em alguém que precisa desse exercício ou sente essas dores. Então não esquece de mandar esse vídeo pra ela, combinado? Vamos pro exercício!
Pra fazer o alongamento do diafragma, você vai ficar sentado afasta um pouco do encosto da cadeira (não precisa ir muito na ponta) e sinta se você está sentado sobre os ísquios (tuberosidades isquiáticas). Se tiver em dúvida, levanta da cadeira, empina o bumbum e senta novamente. Além disso, tente manter a coluna um pouco mais “reta”, mais elegante. Não precisa muito esforço pra deixar a coluna reta, ok? E não esqueça de deixar o olhar, mais ou menos, na linha do horizonte. Certo? Essa posição é importante para deixar o diafragma livre para se movimentar.
O exercício é: puxe o ar normalmente pelo nariz (não é pra encher todo o pulmão) e solta o ar pela boca de forma relaxada. Inspirou pelo nariz e solta o ar pela boca (som de suspiro). Esse barulho é só pra você perceber essa fase da respiração (soltar o ar). E você vai soltar o ar o máximo que conseguir. No final da expiração, perceba que a parte de baixo da barriga (abaixo do umbigo) contrai. Faremos essa respiração 3 vezes.
Inspirou normal… soltou o ar… Contraiu a parte de baixo? Ótimo! De novo. Inspirou… soltou o ar… Terceira e última vez. Inspirou… Lembra que não precisa encher muito o peito. Soltou…
Quando a gente capricha na expiração, o diafragma relaxa e sobe o máximo que consegue. Assim a gente consegue alongar o diafragma. Se você fez o exercício junto comigo, percebe como estão os músculos da tua coluna e os músculos do ombro e do pescoço. Eu tenho certeza que o pescoço e o músculo de cima do ombro estarão bem mais relaxados.
Sugiro que você assista esse vídeo, onde mostro outras formas de melhorar o diafragma em adultos e crianças e esse outro vídeo onde mostro como melhorar o peitoral menor aquele músculo que falei antes, que liga as costelas ao ombro.
Eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima!
Fonte
NUNCA MAIS (Como Evitar Dor nas Costas, Ombros, Peito e Pescoço) por Dr. Alexandre MotaliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2021-09-08T210013+0000endTimestamp2021-09-08T210640+0000}