Pular para o conteúdo

Efeitos colaterais e riscos da dexametasona, um corticoide.


Vamos falar agora da Dexametasona.
Dexametasona é um corticóide, todos esses medicamentos são da família dos corticoides. Ele tem algumas consequências, seis perguntaram muito aqui na playlist sobre isso. Qual seria a consequência, os riscos ou prejuízo que pode acontecer se com o uso crônico da Dexametasona? Primeiro lugar, é importante entender duas coisas. Toda vez que a gente fala de classe de remédio, quando a gente fala aqui do corticoide, a gente tem muito remédio com potências diferentes, de classe e corticoide e a Dexametasona é um dos corticoides mais potentes. Quando é que faz lá de efeito colateral a gente pesa entre a potência ou a quantidade que você tá usando daquela medicação, associada isso você fala também sobre o tempo de uso.
Então, muitas vezes no caso da Dexametasona que é utilizada para doenças muito graves, como pacientes com tumores cerebrais e algumas vezes a gente precisa utilizar por um tempo mais prolongado. A gente tenta utilizar o menor tempo possível, mas às vezes o paciente tem que começar a utilizar para operar, eu tenho que estabilizar ele, não tem condição clínica e cirurgia e às vezes o tempo se prolonga naturalmente. Nossa tentativa é sempre usar o menor tempo possível para não ter se efeitos colaterais e quais seriam os efeitos colaterais?
O descontrole da pressão arterial tanto pacientes que são hipertensos, começa a utilizar ele pode aumentar hipertensão ou às vezes pessoas que não têm pressão alta e começa a utilizar ele passa a ser e pertence (traz, causa). Lembrando, tô falando isso de uso prolongado, se você usa por sete e dez dias é muito raro você ter algum desses efeitos colaterais, mas só se usa por muito tempo, efeitos colaterais eles podem acontecer. A descompensação da diabetes, tanto para quem já é diabético e tomou remédio e aquele remédio não consegue mais controlar, isso pode acontecer, como também pessoas que não são diabéticas e de repente começa a ouvir o remédio e começa a descompensar diabetes. Esse é outro efeito colateral que a gente vê com certa frequência, em especial nesses casos que eu falei com vocês, pacientes com tumores.
O único Ze pessoas que precisam utilizar o remédio, mesmo a gente sabendo que pode ter se efeitos colaterais, é sempre uma balança de risco versus benefício. A gente tenta ponderar os riscos do uso crônico dessa medicação versus o benefício que ela vai trazer. Alteração de pele, pode aparecer estrias, em especial na região abdominal. Aqui também é com o aparecimento de acne, na pele desses pacientes por causa do corticoide, em especial uso crônico. Ganho de peso que vocês perguntam muito por dois eventos, tanto pelo excesso de retenção de líquido que o corticoide causa, como também como aumento do apetite. A pessoa começa a ter mais fome e acaba também aumentando o peso por causa disso. É outra coisa que acontece muito é insônia é pessoas que ficam mais irritadas por causa dos do corticoide e junto com isso elas em insônia, transtornos às vezes até de ansiedade.
Lembrando que cada paciente é único, nem todo mundo vai ter efeitos colaterais. Muita gente precisa de utilizar, eu uso com frequência Dexametasona em diversos contextos e pacientes, mas você vai sempre analisar caso a caso. É importante você entender que são possíveis efeitos colaterais, até para comunicar o seu médico. Não use de forma inadvertida, seu médico oriental remédio. Alguém isso é muito grave, em especial nos casos da Dexametasona que é um potente anti-inflamatório e corticoide. Os remédios corticoides são revolucionários, mas seus efeitos colaterais se você usa sem entender ou sem orientação médica.
Espero ter ajudado. Tudo isso é conversar com seu médico, é orientação. Obrigado.
Fonte: DEXAMETASONA (CORTICOIDE) – Quais os riscos e efeitos colaterais? por Julio Pereira – Neurocirurgião