Pular para o conteúdo

Efeitos adversos da sibutramina

Tudo bem pessoal? Dr. Mateus.

O segundo vídeo da série da sibutramina.

Medicamentos para emagrecer: sibutramina.

Quando a gente prescreve a sibutramina ou qualquer outro medicamento para emagrecer, um questionamento que sempre vem dos pacientes, é assim ó: “O que isso pode me trazer de efeito adverso?” Tá? Dificilmente um medicamento para emagrecer é isento de efeito adverso, tá? E a sibutramina tem os seus efeitos adversos, por ter essa peculiaridade de agir no sistema nervoso central e a maioria dos efeitos adversos tende a ser nessa esfera, tá?

Então, quais são os efeitos adversos mais comuns da sibutramina? O que a gente costuma conversar com os pacientes? A frequência cardíaca acelerar. Pode ser que o coração bata um pouco mais rápido e a pessoa tenha a percepção disso sentido alguma palpitação. Então… alguns pacientes referem isso. Um detalhe, tá pessoal? Esses efeitos adversos que eu tô comentando aqui, eles não são obrigatórios. Não quer dizer que o paciente vá ter isso, né? Algumas pessoas podem ter, outras não.

Outro efeito adverso comum é irritabilidade. Então, alguns pacientes se sentem um pouco mais irritados quando usam a sibutramina. E outra coisa que os pacientes queixam bastante é a sensação de boca seca, inclusive com o paladar diminuído. Alguns pacientes falam: “Tenho sede em excesso e tal”, né? Na verdade, a sede entre aspas, é consequência dessa sensação de boca seca da sibutramina.

Um perfil de paciente que a gente acaba tendo alguma restrição para prescrever sibutramina são pacientes com história de cefaléia tensional e enxaqueca, porque, dentro dos efeitos adversos frequentes da sibutramina, tá a dor de cabeça, tá? Também, outra queixa que é comum dos pacientes é dor nas costas, lombar. Então, a gente vê que dentro dos sintomas da sibutramina, né? Dos possíveis efeitos adversos têm algumas coisas neurológicas, de dor, né? Então, são bastante comuns…

Em mulheres, uma pergunta bastante frequente, é assim ó: “Tem risco de cortar o efeito da pílula anticoncepcional?” A sibutramina não tem interação com a pílula anticoncepcional, tá? Tá descrito na bula que ela pode dar dismenorréia. Dismenorréia, então, são sintomas durante o ciclo menstrual, né? Desconfortos durante o ciclo menstrual. Mas, não tem efeito de cortar a eficácia da pílula anticoncepcional, né? Diminuir a eficácia, aumentar o risco de uma gravidez indesejada, por exemplo. Certo?

Outra dúvida frequente é com interações medicamentosas da sibutramina, tá? Como a sibutramina age no sistema nervoso central, na recaptação de serotonina, noradrenalina e um pouquinho da dopamina, existe restrição em prescrever sibutramina para pacientes que usem outros fármacos que hajam também nesses mesmos receptores, tá? Então, pacientes que estão fazendo uso de ansiolíticos ou antidepressivos, por exemplo, fluoxetina, paroxetina, sertralina, venlafaxina, seja o que for, né? Tem restrição ao uso da sibutramina. Não deve ser usada, porque elas agem no mesmo recpetor, né? E existe o risco teórico, bem pouco frequente, da síndrome serotoninérgica maligna, que é uma situação em que o nível de serotonina sobe muito e o paciente pode tomar rigidez muscular muito grave e inclusive precisar baixar o hospital em UTI com dificuldade respiratória, tá? É um efeito adverso bem raro, pouco frequente, mas a gente não expõe as pessoas a esse risco prescrevendo a sibutramina junto com outro medicamento que haja na serotonina também, tá bom?

Então, lembrando, esses efeitos adversos são coisas que podem acontecer, tá? Não quer dizer que (sempre) aconteçam. A maioria das vezes, eles são mais comuns nos primeiros dias de uso e tendem ir diminuindo a intensidade, a percepção deles, à medida que o paciente vai fazendo uso, tá? Outro detalhe também: os efeitos costumam ser dose dependentes. Então, as doses maiores terem mais efeitos adversos que as doses menores. Certo?

Esse vídeo então era isso. A mensagem era essa. Falar um pouquinho sobre os efeitos adversos da sibutramina, né? Se gostaram do vídeo, podem curtir, compartilhar, comentar. Todos os comentários de vocês são bastante úteis, inclusive para produzir novo conteúdo. Um abraço e até a próxima!

Fonte
Sibutramina – efeitos adversos por Dr. Mateus – Endocrinologista