Pular para o conteúdo

Dores estomacais em recém-nascidos: causas, sintomas e tratamentos em 2021.


Eles são pequenos, frágeis e muito fofos. Os bebês alegram as vidas das famílias, mas quando o choro aparece, muitos pais entram em desespero.
Eles choram porque a linguagem deles não fala. Eles não conseguem dizer “eu estou com frio” ou “estou com calor”, “estou com dor” ou “estou com fome”. Eles choram. Mas existem choros diferentes para cada coisa. A mãe vai aprender a saber pelo choro a causa, se é de dor, se é de fome, se é de fralda molhada, se é de fezes. São sons diferentes e, com o tempo, ela vai aprender. Mas é importante lembrar que a linguagem dele é o choro.
Ele chora por tudo. Às vezes, só porque está sozinho. Mas já percebemos que o choro acalma, por exemplo, nos primeiros minutos. Mas como identificar se esse choro é de fome ou algo mais sério?
E um choro diferente quando os bebês têm fome. Eles ficam um pouco irritados. Quando atacam, ficam ainda mais irritados. Mas quando estão com alguma dor, é um choro muito estridente que incomoda todo mundo. Todo mundo vai ficar sabendo que algo não está bem com o bebê.
Um dos sintomas do choro pode ser a dor abdominal. Por isso, os pais devem estar em alerta. É realmente preocupante quando o bebê tem uma dor de cólica. O choro é muito forte e ele não consegue mamar. Ele vai ficar irritado e o que a gente tem que fazer é, em primeiro lugar, pegar um paninho e esquentá-lo com um ferro. Daí você vai colocar em cima da barriguinha do bebê. Mas cuidado para não queimar! Sempre coloque uma roupinha por baixo para proteger a pele extremamente delicada do bebê.
Mas nós temos algumas manobras também para fazer. Colocar ele de bruços, né? Do lado direito ajuda. Se a gente colocar no nosso colo também com a barriga para baixo, vai ajudar. Outra coisa que a gente pode fazer é essa manobra: a gente não pode fazer quando o bebê acabou de mamar porque ao fazer essa massagem, nós podemos fazê-lo vomitar. Isso não é bom.
Ou podemos fazer tipo uma bicicleta: uma perna estica, a outra puxa em direção ao corpo. Ou então, podemos também fazer as duas perninhas juntas e ir movimentando em direção as barriguinhas do bebê.
Neste momento, é bem provável que a gente já use algumas fraldas no bebê. Nós vamos fazer de uma maneira firme, porém com bastante carinho, para não causar nenhum problema no bebê. Ok? Isso é o suficiente para melhorar uma cólica. Às vezes, precisa de medicação. Mas é muito importante que essa medicação seja prescrita pelo médico.
Fonte: Dores estomacais em recém nascidos (18/05/17) por Vida e Saúde NT