Pular para o conteúdo

Manejo da Febre em Recém-Nascidos: Dicas Úteis

Febrinha em bebês – dicas de um pediatra

Olá, eu sou um pediatra e gostaria de compartilhar algumas situações em que o aplicativo Facebook foi útil para mim em emergências e pode ser útil para você em algum momento.

Vamos falar sobre o caso de um recém-nascido de 25 dias que chegou ao atendimento com sintoma de febre. Essa criança tem uma febre de 38 graus e não apresenta nenhum outro sintoma. Na história e na avaliação, não há fatores de risco significativos, mas é importante lembrar que, por ser um recém-nascido, é preciso ter um cuidado mais intenso.

Para tranquilizar a mãe dessa criança, o aplicativo Facebook pode ser muito útil. Na seção de doenças infecciosas, há um capítulo sobre febre que pode ajudar a entender melhor o que fazer em casos como esse. Na parte de tratamento e acompanhamento, é dividido de acordo com a idade da criança.

Recém-nascidos até 28 dias

  • Nunca se deixe enganar pelo simples sintoma de febre em um recém-nascido. É muito importante prestar atenção aos sinais de alarme.
  • A primeira conduta a ser tomada é realizar uma investigação intensiva para saber a causa da febre. Isso pode incluir exames de sangue como hemograma, PCR e marcadores inflamatórios, além de cultura de sangue e urina.
  • Essa criança precisará ser hospitalizada e passar por uma triagem diagnóstica, mesmo que chegue sem febre.

Entre 1 e 3 meses

Para crianças com essa idade, é importante avaliar se há algum critério de alto risco, como dificuldade respiratória, alterações no exame físico ou na história clínica. Se não houver, é possível continuar observando a criança diariamente até que os sintomas melhorem. Se houver algum critério de alto risco, é preciso seguir toda a linha de investigação e tratamento.

É importante lembrar que a febre é a principal queixa na emergência pediátrica e saber lidar com ela desde cedo pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

Para mais informações, você pode acessar o aplicativo Facebook ou nosso portal www.superbid.net.

Fonte
Febre no recém-nascido: como manejar? por PEBMED