Causas de Dor no Testículo
Olá! Você sente ou já sentiu dor no testículo? Pois é, muitos homens de todas as idades têm dor nos testículos em algum momento da vida e, claro, grande parte deles fica extremamente preocupados e ansiosos quando sentem alguma dor ou incômodo. E dependendo da causa da dor, se for aguda e insuportável, pode ser algo sério que requer ação imediata, senão você pode perder um dos seus testículos.
Mas calma, a maioria das patologias que causam dor ou incômodo no testículo não é grave. Porém, se você está sentindo alguma coisa estranha, é interessante você ficar atento. Segundo dados do INCA, o câncer de testículo é a neoplasia mais comum em homens entre 20 e 40 anos. Neste vídeo, vou explicar sobre as várias causas de dor testicular e quem corre mais risco.
Causas de dor no testículo
- Trauma: pode acontecer durante os esportes, exercício, ou um acidente. Você pode ter uma lesão causada por golpes durante a prática de esportes ou mesmo atividade sexual.
- Hérnia inguinal: ocorre quando a parte do intestino atravessa uma parte fraca dos músculos abdominais perto do canal. Nessa hérnia pode ser dolorosa e irradiar. Normalmente, nesses casos o tratamento é cirúrgico.
- Pedra nos rins: podem causar dor se irradia para os testículos. Também pode ter outros sintomas como aumento da frequência urinária, dor muito forte aguda nas costas na parte alta das costas.
- Orquite: tem uma inflamação em um ou ambos os testículos devido a uma infecção viral ou bacteriana. Pode ser causada por uma infecção bacteriana que normalmente só afeta um testículo ou viral que normalmente acomete os dois testículos.
- Epididimite: essa condição se deve à inflamação no testículo ou nos tubos finos que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelos testículos. Normalmente começa lentamente e vai aumentando gradualmente. A dor pode variar de leve a intensa e também o escroto pode ficar inchado. É a causa mais comum de dor aguda no testículo em adultos.
- Torção testicular: geralmente se apresenta com início agudo e com uma dor testicular difusa que deixa a pessoa com náuseas. Por poder levar à necrose em poucas horas, é considerado uma emergência e é necessário cirurgia imediata.
- Varicocele: nem sempre causa sintomas, mas, às vezes, pode fazer o testículo afetado sentir desconforto ou incômodo durante as atividades. Uma das complicações da varicocele é que pode levar à infertilidade masculina se não tratada cirurgicamente.
- Pós-vasectomia: nos homens que fizeram vasectomia às vezes sentem dor testicular, é raro, mas pode ocorrer.
- Câncer no testículo: é o câncer mais comum em homens de 20 a 40 anos. Às vezes pode manifestar-se com uma dor surda na virilha ou pode não ter dor e se tiver um inchaço testicular unilateral, é necessário procurar o urologista para fazer o exame físico detalhado e ultrassom e buscar o diagnóstico.
- Infecções sexualmente transmissíveis: com gonorreia, sífilis, com a uretrite não gonocócica. Infecções sexualmente transmissíveis podem afetar tanto a próstata quanto os testículos.
Características comuns de dor no testículo
A dor testicular pode ser súbita e de repente, ou crônica e gradual, de longa duração. A dor pode ser intensa porque os testículos tem muitos nervos. Quem corre mais risco de ter dor testicular? Tanto meninos, quanto homens em qualquer idade podem ter dores testiculares. Você pode correr um maior risco de ter essa dor se fizer um trabalho físico muito pesado ou praticar esportes de contato como ciclismo, futebol, vôlei e basquete, por exemplo.
O escroto é uma parte muito sensível do corpo masculino. Por isso, até mesmo uma pequena lesão pode causar dor desconforto nos testículos. A dor pode surgir de dentro do próprio testículo ou do epidídimo. Às vezes pode parecer que a dor é do testículo, mas é causado por um problema que começa na virilha como uma hérnia inguinal na barriga, pedras nos rins, dor referida. A dor pode ser sentida em um ou ambos os testículos e também pode ser irradiada para outras regiões como a barriga, virilha, pênis e pernas.
O tratamento da dor testicular é direcionado para a condição que tenha causado a dor, e dependendo da causa, pode ser necessário antibiótico, antiflamatório ou cirurgia.
Gostou do vídeo e aprendeu sobre as causas de dor no testículo? Lembre-se de compartilhar para que mais pessoas tenham esse conhecimento. E qual vai ser o próximo vídeo que você vai assistir? Confira minha playlist sobre trombose e nossa playlist sobre fígado, que fala sobre esteatose hepática e doenças do fígado.
Meu nome é Greve André, cardiologista e esse é o Card DF. Lembrando de se inscrever e até o próximo vídeo. Muito obrigado!
Fonte: A DOR NO TESTÍCULO É PERIGOSA? Quais as possíveis causas? por Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)