Pular para o conteúdo

Dor de pedra na vesícula ao comer alimentos gordurosos: causas e tratamentos recomendados.

As crises de dor causadas pela pedra na vesícula são extremamente intensas. Todos nós sabemos. Porém, a pessoa que é impactada por esse tipo de dor é que sabe o real significado dela pela sua intensidade e pela sua quebra na sua qualidade de vida. Mas por que dói a vesícula com a pedra na vesícula quando o paciente ingere gordura? Como descobrir? Por que a vesícula dói quando você ingere gordura?

E por que é importante você saber disso? Porque, se você sabe a forma como a dor é gerada, você vai entender a importância de manter uma alimentação com baixa quantidade de gordura.

Seu doutor Márcio Fernandes, cirurgião geral e cirurgião de cabeça e pescoço, explica que entendermos o mecanismo da dor é para que possamos entender a importância de ter uma dieta com baixa quantidade de gordura. E ele tem um vídeo que fala sobre isso. Veja como acontece a progressão da dor da pedra na vesícula:

  • Quanto maior quantidade de gordura, maior a intensidade da contração da vesícula.
  • Na hora em que o paciente se alimenta com uma grande quantidade de gordura, a pedrinha que estava lá dentro da vesícula flutuando vai e entope essa saída da vesícula.
  • Quando a vesícula se encontra obstruída, não vai ter como injetar a secreção que tem dentro dela. Aí vem aquela dor característica dos pacientes que têm pedra na vesícula, aquela dor em cólica.
  • A dor aumenta, e é uma dor que não diminui, inclusive a intensidade vai aumentando.
  • As dores podem ir para as costas, pode vir o reflexo do vômito.

A partir do momento em que sabemos que se chegar alimento gorduroso, ele vai induzir a contração da vesícula, e se a vesícula estiver obstruída, teremos dor. Quanto menos gordo o alimento, menos intensa será a contração da vesícula, e menor a probabilidade dessa pedra que está flutuando e lá naquela saída entupir a vesícula biliar.

A partir do momento que você entende esse mecanismo, você vai perceber que, apesar de em alguns casos, quando a pedra está nesse local totalmente impactado, mesmo com uma alimentação com pouca gordura, é possível que o paciente ainda tenha dor de pedra na vesícula. Porém, a intensidade dessa dor vai ser muito menor do que se ele tivesse ingerido um alimento com alto teor de gordura. E, para aqueles pacientes que são pouco sintomáticos, manter essa dieta faz com que eles não tenham sintomas por longo período de tempo.

Lembrando que, se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de se inscrever em nosso canal e apertar no like. É totalmente grátis, e não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais. Pessoal, um grande abraço e já estamos por aqui.

Fonte: por