Pular para o conteúdo

Dor de Dente: Cárie ou Sensibilidade? Descubra as causas

Ninguém merece sentir dor de dente, não é mesmo? Mas quando ela aparece, antes de saber o que fazer, a gente tem que saber a causa dessa dor. Será uma cárie ou sensibilidade? Qual será o motivo da sua dor de dente?

Eu sou a doutora Maria Zeitune e somente aqui no Preto e no Vídeo de hoje eu vim conversar com você sobre as principais causas de dor de dente que é cárie e sensibilidade. Vou te contar também como identificar se é cárie ou sensibilidade e como é o tratamento para cada uma delas. Espero poder ajudar de alguma forma com esse vídeo e tirar alguma dúvida sobre dor de dente. E se você gostar desse vídeo, deixe o seu like e inscreva-se no canal. Todas as semanas estamos postando vídeos sobre saúde bucal. Se você está interessado em saber como melhorar sua higiene, evitar mau hálito, sobre clareamento ou sobre a parte técnica da odontologia, não esqueça de se inscrever no canal, está bom?

Primeiramente, vou explicar um pouco sobre o que é sensibilidade. A sensibilidade geralmente é causada pela retração gengival. A retração acontece quando a gengiva que cobre toda a raiz do dente se retrai, se afasta da coroa do dente e, com isso, consequentemente vai expor a raiz do dente. E ela vai receber estímulos frio, quente ou doce e vai reagir, causando uma dorzinha chata. Geralmente, a escovação forte e errada é a causa dessa retração, mas também pode ser causada por movimentação automática excessiva. Isso é uma causa comum de retração gengival, acúmulo de placa e tártaro, e isso vai inflamando a gengiva cada vez mais e ela vai retraindo cada vez mais. Também no dente, pode haver uma sensibilidade absurda. Por isso, é muito importante saber a maneira correta de escovar. Tem que saber o momento certo, a escovação, o tipo de escova certa. E eu vou fazer um vídeo especialmente falando sobre isso, mostrando como que deve ser feita pela população. Então, se você quer assistir, no lançamento, se inscreva no portal, tá bom?

A sensibilidade também pode ser causada pela cárie. Geralmente, é causada por frio ou contatos. Se você come algo gelado ou quente e sente dor de dente, provavelmente é uma cárie. Existe também uma instabilidade, mas às vezes o estímulo é diferente. Às vezes, você vai sentir dor com estímulos frios ou quentes nas bebidas, comidas muito gelado ou quente. Quando a cárie vai atingir a camada mais interna que é a dentina, a cárie começa a ficar mais forte. Agora, quando ela já está muito perto da polpa, a raiz do dente, daí é uma dor insuportável. Geralmente, a dor é muito forte quando atinge a polpa. Ocorre uma pulpite, a inflamação da polpa, e isso pode ser causado por cárie, por trauma, por infecção, mas as mais comuns são a cárie e a sensibilidade.

Agora, como evitar a sensibilidade? Primeiramente, a gente tem que evitar a causa da sensibilidade. O que causa a sensibilidade? Principalmente, o uso de limão, laranja, alimentos cítricos. Procurar usar a escova de cerdas macias, não comprar aquelas culturas duras. Inclusive, eu já fiz um vídeo explicando sobre como escolher a escova de dente. Então, vai ter algum lugar que é ruim para você assistir. Simple assim para evitar a cárie. Você precisa de uma boa higiene bucal, escovação pelo menos três vezes, não precisa ser bastante, enxaguante bucal, junto com a diminuição do consumo de açúcar.

E como saber se é cárie ou sensibilidade? Isso é uma pessoa que somente o dentista pode dar porque às vezes você pode achar que é uma sensibilidade, mas pode ser a cárie e vice-versa. Quando você não é seu dentista, que avalia a maneira correta, avalia raio-x, todo o diagnóstico. Às vezes, a cárie já está bem avançada, então o que eu posso adiantar é, se você sentir alguma coisa, às vezes, nem precisa sentir dores. Não tente se auto medicar. A primeira coisa que se deve fazer é procurar um dentista. Só ele tem o poder de notificar certinho e indicar o melhor tratamento. Andar em festa também de você se auto avaliar de vez em quando, é bom dar uma olhadinha no espelho, olhar por dentro da língua, bochechas, seus dentes. Você tem uma noção? Nessa é uma coisa errada ou não e se tiver nada de sensível aqui no ambiente.

E outra maneira muito importante também de você evitar cárie ou sensibilidade é o que eu falei. Não esperar somente a cada seis meses ou um ano. Dois anos, três anos, quatro anos. E já tem gente que vai limitar a procura visitar regularmente. Assim, você vai evitar muitos problemas locais e principalmente a cárie e sensibilidade.

Foi o assunto de hoje. Então, em resumo. Recapitulando. Só para a gente fechar e finalizar sobre dor de dente, que pode ser cárie ou sensibilidade, tem outras causas também, como trauma, infecção, mas as mais comuns são a cárie e a sensibilidade.

Você sentiu alguma coisa? Às vezes, nem precisa sentir dores. Se estiver pendente, o que você deve fazer? A escovação três vezes por dia, evitar açúcar, visitas regulares ao dentista, são cuidados básicos que você pode ter para evitar a cárie e a sensibilidade. E lembre-se, não tente se auto medicar, procure sempre um dentista.

Espero que vocês tenham gostado e se tiverem alguma dúvida, podem me deixar aqui nos comentários. É sempre um prazer responder para vocês. E não esqueça de deixar seu like e se inscreva no canal. Tem mais vídeos vindo por aí. Até o próximo vídeo.

Fonte: Descubra o que pode causar Dor de Dente: CÁRIE OU SENSIBILIDADE. Como saber? por Dra. Mariana Zeitune