Pular para o conteúdo

Doenças vasculares: o que são e como prevenir


Olá pessoal, tudo bom?
Eu costumo abordar aqui no canal temas mais variados relacionados à saúde, bem-estar e beleza, temas que acho que vão ajudar você que está do outro lado. E hoje, o assunto está ligado a problemas vasculares, é verdade gente! Se você tem alguém na família com esse tipo de problema, fique ligado, porque eu trouxe uma pessoa muito especial, como se diz lá na Bahia, para falar sobre isso.
O Dr. A, é coordenador da área vascular do Hospital Santa Paula, faz parte do corpo clínico também na área vascular de hospitais renomados como Einstein, Sírio e tantos outros. Ele é doutorando na USP, olha só gente, quanta coisa! Eu vou falar do Dr. A, e ele está à disposição para conversar com a gente.
Eu sou favorável a falar sobre doenças vasculares e como elas se manifestam. As doenças vasculares têm um âmbito muito grande de patologias. Tem duas que a gente pode dividir para ficar mais fácil. As doenças arteriais são mais raras, são aquelas que estão relacionadas à isquemia e que acontecem mais rapidamente. Infelizmente, são as doenças mais comuns que a gente vê no dia a dia, relacionadas à trombose, varizes, edemas, alterações venosas.
É possível tanto prevenir como tratar para que isso não aconteça. Normalmente, é possível prevenir, e eu achava que era uma doença hereditária, mas é importante falar sobre isso porque a hereditariedade está ligada muito a uma predisposição. Sendo bem específico no caso dos vasinhos e das varizes, a predisposição vem pelo lado acreditar relacionado ao colágeno presente nas veias. Então, se você tem um colágeno um pouquinho mais fraco, você tem uma predisposição ao longo da sua vida de desenvolver vasinhos, desenvolver varizes. Não quer dizer que ocorra obrigatoriamente, mas a gente pode atuar assim nos outros fatores do dia a dia que acabam fazendo com que você aumente essa predisposição, e isso acaba transformando aquele vasinho em algo maior, que cresce e se torna uma patologia que pode gerar um desconforto pro paciente.
Com relação a quais são as doenças vasculares mais comuns entre a população brasileira, as mais comuns são as relacionadas às veias. Temos as tromboses, que são eventos agudos, um pouco mais arriscadas, que as pessoas têm um pouco mais de medo, e também temos as varizes nas pernas, que são bem comuns na população brasileira. Tem trabalhos que falam até de 40% da população que tem algum tipo de varizes ao longo da sua vida com alguma intensidade.
Com relação à trombose, é um tema que assusta muitas pessoas. Acham que é um tema muito grave, assusta as pessoas porque ela tem uma chance de até 20% de um trombo, que é um coágulo, que trava a circulação da perna e migra para o pulmão. Realmente muito sério! Então, a gente tem que ficar atento às situações de tromboses quando a gente tem um inchaço, edema em uma perna do que na outra, ou quando você começa a ter uma dor quando fica muito tempo em pé. Esse é o momento da gente desconfiar e procurar um atendimento.
A pergunta que não quer calar, por que a gente chama de “dor de avião”? As pessoas ficam preocupadas quando viajam muito tempo de avião, não é mesmo? Bom, a primeira coisa que a gente precisa saber é que grande parte do sangue volta no coração e volta pelas veias profundas. Não são essas veias que a gente visualiza, as varizinhas que a gente visualiza. A maior parte dessas veias passa por dentro da musculatura, principalmente da musculatura da panturrilha e da batata da perna, quando a gente está andando, se movimentando, até essa musculatura contrai, pulsa.
A gente brinca que é o coração da perna sem o coração, em viagens mais longas, principalmente acima de duas horas, o que acontece é que a gente acaba entrando no avião e para embaixo continua igual uma estátua. Então, você não tem mais esse bombeamento, isso vai gerar lá no final da viagem um pouco de retorno, um pouco de excesso nos sangue parado um pouco na perna, e por isso, a perna incha e é isso que aumenta um pouquinho a chance de trombose.
Com relação à drenagem linfática, eu acredito quando bem feita em pessoas bem treinadas. Se você procurar aqueles profissionais que já têm um pouquinho mais de experiência com esse tipo de drenagem, isso é importantíssimo. Eu gosto muito de drenagem linfática em pós-operatório, tanto de cirurgia vascular no caso de varizes, como também em cirurgia plástica, onde a drenagem no pós-operatório é um pouco diferente daquela drenagem da passagem do dia a dia. Uma dica é você ter uma vida saudável, ter uma boa alimentação, praticar exercícios frequentes. Eu acho que se você fizer isso, você vai ter um caminho que vai dar um bom resultado.
Bom gente, essa foi a conversa de hoje. Espero que tenham gostado e aprendido bastante sobre doenças vasculares. Um abraço a todos e até a próxima!
Fonte: O que são doenças vasculares? | Canal Renata França por Renata França