Pular para o conteúdo

Distonia Cervical: Entenda os Sintomas e Tratamentos

Olá! Se você quer saber mais sobre o que é Distonia Cervical, fique até o final desse vídeo que irei falar mais sobre isso.

Meu nome é Dr. William Rezende do Carmo, sou médico neurologista e fundador da Clínica Regenerate. No meu canal, falo sobre dor, distúrbios do sono, emoções, neurologia geral e toda semana temos um NeuroNews onde trago as últimas novidades do mundo da neurologia. Se você não quiser ficar de fora e não perder nenhuma novidade, inscreva-se no canal e clique no sininho para receber as notificações de novos vídeos.

Distonia cervical é uma doença com uma relatividade de ocorrência rara. Não é tão comum, mas acontece e faz parte do escopo dos problemas que o neurologista trata e tem que ser reconhecida. Quanto mais rápida é o reconhecimento, melhor é a possibilidade de tratamento.

Como toda distonia, é uma mudança do polo ou a contratura de músculos fora do normal. Todo músculo tem um estado natural de contração, chamado de tônus basal de contração. A distonia é uma disfunção no tônus ou na contração dos músculos. A distonia cervical é um estado de contração inadequada dos músculos cervicais e isso é uma síndrome dolorosa, como torções, inclinações ou contraturas cervicais persistentes.

As causas de uma distonia, novamente, são desconhecidas, mas as principais são de origem genética e podem acontecer também em relatos de traumas de cabeça, pescoço e ombros. Além disso, existem os fatores de risco, como idade acima de 30 anos, sexo feminino e histórico familiar da distonia.

O diagnóstico da distonia cervical é fundamentalmente clínico. Além de se perceber a clínica da distonia, existe também o truque sensitivo, que melhora com um movimento contrário ao que um músculo está querendo realizar e com um toque de pele. Existe também a ressonância nuclear magnética do crânio e da coluna cervical para ajudar a ter o nosso diferencial, até mesmo de doenças que causam sintomas muito similares a distonia.

O tratamento da distonia cervical, de início, é aprender a usar o truque sensitivo. Além disso, pode-se usar medicamentos para a disponia propriamente dita, medicamentos para manejar o estresse da pessoa e fundamentalmente a melhor opção é a toxina botulínica. Ela tem que ser muito bem planejada, pois é muito fácil de se aplicar toxina errada e não ter benefício.

Em casos mais graves, aonde tem distonias muito intensas e como em caso de tempestades tônicas ou crise distonia generalizada ou distonia incapacitante pode-se realizar a cirurgia de BBS.

Se você conhece alguém que fica torcendo o pescoço, envie o vídeo para essa pessoa, pois pode ajudar ela a realizar um diagnóstico e tratamento adequado.

Veja que ao lado, eu preparei uma surpresa muito legal para vocês. Temos outros vídeos relacionados ao tema no canal, então dê aquele like, inscreva-se no canal e compartilhe, pois conhecimento compartilhado é melhor para todos.

Fonte: Distonia Cervical – O Que é Distonia Cervical – por Regenerati – Dr. Willian Rezende