Pular para o conteúdo

Dieta para prevenir Pedra nos rins

Pedra nos rins: o que você precisa saber

Se você já teve uma crise de pedra nos rins, sabe o quanto essa condição é dolorosa. Infelizmente, qualquer pessoa pode desenvolver pedras nos rins, então é importante ficar atento aos sintomas. Geralmente, os sintomas só aparecem quando a pedra começa a se mover para sair pela urina, causando dor intensa e desconforto. Se você ainda não sabe se tem pedras nos rins, pode descobrir através de um exame de rotina.

Existem diferentes tratamentos para a pedra nos rins, dependendo do tamanho e localização da pedra. Às vezes, o tratamento envolve apenas mudanças na alimentação e aumento da ingestão de água para evitar que a pedra aumente. Em outros casos, é necessário utilizar tratamento clínico ou cirúrgico para remover a pedra.

Sintomas da pedra nos rins

A dor da pedra nos rins geralmente começa do lado do corpo onde o rim afetado está localizado. À medida que a dor se intensifica, ela pode se espalhar para a virilha. A dor é muito intensa e piora nos primeiros 20 minutos. Por isso, é importante procurar ajuda médica assim que os sintomas começam a aparecer.

Prevenção e tratamento

Se você já teve pedra nos rins antes, é importante ficar atento para evitar que ela volte. Se alguém da sua família teve pedras nos rins, você também pode estar em risco. Para ajudar a preveni-las, é importante beber entre 2 a 3 litros de água todos os dias. Durante as crises, não é recomendado beber água, pois pode piorar a dor.

Além disso, você deve evitar alimentos ricos em sódio, como o sal, refrigerantes e alimentos industrializados. A quantidade de proteína na alimentação também deve ser reduzida, o que inclui carne vermelha, porco, frango e peixe. Suplementos de proteína, creatina e vitamina D também devem ser evitados por pessoas com tendência a formar pedras nos rins.

Alguns vegetais que devem ser evitados incluem espinafre, salsinha, quiabo, beterraba, escarola, almeirão, ruibarbo e batata-doce. Se você deseja consumi-los, é recomendado ferver os alimentos em água e descartar a água, eliminando assim a substância que facilita a formação de pedras nos rins.

Beber muito líquido é a melhor maneira de evitar a formação de pedras nos rins e, caso já tenha pedras, ajudar a eliminá-las. Beba pelo menos 1 a 3 litros de água por dia e tente evitar os alimentos que podem aumentar as chances de formação de pedra nos rins.

Quando procurar ajuda médica

Se você sentir dor intensa no lado do corpo, que se estende para a virilha, e suspeitar de pedra nos rins, procure ajuda médica imediatamente. O médico poderá orientá-lo sobre o melhor tratamento para o seu caso.

Se você tem tendência a formar pedras nos rins ou histórico familiar da condição, faça um exame de urina simples para verificar a presença de cristais, que são a primeira formação das pedras nos rins.

Fonte: Alimentação para Pedra nos rins por Tua Saúde