Pular para o conteúdo

Dieta Anti-inflamatória: Benefícios e Como Fazer!

Inflamação Silenciosa e Dieta Anti-Inflamatória

Se você já ouviu falar sobre inflamação silenciosa, saiba que algumas doenças como diabetes, doenças do coração e artrite têm relação com a inflamação crônica de baixo grau. Vou te explicar tudo sobre isso e como ter uma alimentação anti-inflamatória. Vem comigo!

A Importância da Dieta Anti-Inflamatória

A inflamação é uma reação natural do nosso corpo para proteger a gente quando tem alguma lesão ou infecção. Existem principalmente dois tipos de inflamação: aguda e crônica. A inflamação crônica, por sua vez, tem um subtipo chamado de inflamação crônica subclínica, silenciosa ou de baixo grau, que é o foco da dieta anti-inflamatória.

Muitas vezes, essa inflamação passa imperceptível e pode ser identificada por meio de exames bioquímicos, como a proteína C reativa. Pessoas que estão inflamadas podem apresentar olheiras, uma pele mais oleosa, surgimento de espinhas, oscilações nos níveis de energia e desregulação do intestino, entre outros sintomas.

Dentre os fatores que podem causar inflamação silenciosa estão o sedentarismo, o estresse e uma alimentação pró-inflamatória, ou seja, uma alimentação com uma quantidade de alimentos que tenham aditivos alimentares, toxinas, glúten, refrigerantes, alimentos industrializados em geral, frituras e o consumo de álcool.

O Que é uma Dieta Anti-Inflamatória?

Uma dieta anti-inflamatória é uma estratégia nutricional visando eliminar e evitar alimentos pró-inflamatórios e incluir alimentos que têm ação anti-inflamatória, ajudando o nosso corpo a combater seus processos inflamatórios. Quando seguimos uma alimentação anti-inflamatória, temos uma melhora da saúde, do bem-estar e da longevidade de forma geral.

Alguns estudos mostram a relação da inflamação com algumas doenças, como alguns tipos de câncer, artrite, doenças do coração e doenças do cérebro. Por isso, a dieta anti-inflamatória é indicada para ajudar no controle e prevenção dessas doenças.

Alimentos Recomendados

  • Alimentos integrais, como frutas e vegetais
  • Gorduras naturais e de boa qualidade, como azeite de oliva, coco e abacate
  • Alimentos com fitonutrientes, como cúrcuma, alecrim, alho e cebola
  • Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, que contêm ômega 3
  • Alimentos com astaxantina, encontrada em peixes de coloração rosada
  • Gengibre, que tem ação anti-inflamatória
  • Própolis, que também tem ação anti-inflamatória

Lembre-se sempre de escolher alimentos que sejam o mais natural possível, evitando alimentos industrializados, embutidos e com aditivos alimentares.

Se ainda ficou com dúvidas sobre quais alimentos são os melhores e qual a relação com inflamação, tem um vídeo aqui no canal que eu falo sobre os melhores alimentos com ação anti-inflamatória que vale você conferir.

Conclusão

A dieta anti-inflamatória é uma estratégia nutricional importante para combater a inflamação silenciosa e prevenir diversas doenças. Ao incluir alimentos com ação anti-inflamatória e evitar alimentos pró-inflamatórios, temos uma melhora da saúde e do bem-estar de forma geral.

Gostou desse vídeo? Então deixe o seu like, se inscreva no nosso canal acionando o sininho para ficar por dentro dos conteúdos semanais e compartilha esse vídeo sobre dieta anti-inflamatória com aquela pessoa especial que precisa desinflamar o organismo. Até mais!

Fonte
Dieta Anti-inflamatória: Aprenda O Que É, Benefícios e Como Fazer! por Ocean Drop