Pular para o conteúdo

Dicas para salvar vidas em caso de ataque cardíaco com o Dr. Lucas Fustinoni, médico – CRMPR 30155.


Você sabia que pode salvar a vida de alguém tendo algumas táticas simples no caso de um infarto? Hoje, aqui no canal CLAPO, a gente que não é Cléa estará trazendo uma série de vídeos explicando como você aí de casa pode salvar a vida de um familiar ou amigo em condições adversas.
Muitas pessoas têm equívocos sobre o que fazer em caso de um ataque cardíaco. A primeira coisa é chamar a emergência, mas se você estiver em um lugar remoto, como um sítio ou uma fazenda, e não tiver outra opção, você terá que tomar uma atitude. Então, a primeira coisa é chamar a emergência.
Nós vamos fazer um vídeo explicando todos os sinais e sintomas de um ataque cardíaco, já que algumas pessoas não sabem como identificar. É interessante que você esteja ciente disso, principalmente se tiver algum parente ou pessoa próxima com problemas cardíacos. A primeira atitude a ser tomada é afrouxar as roupas da pessoa e deixá-la o mais tranquila possível para conseguir respirar.
Se o médico da pessoa já deu uma indicação para administrar a nitroglicerina ou outro remédio para o coração, você pode fazer isso de acordo com a orientação do médico. Se o médico já orientou o paciente a mastigar e engolir 300 miligramas de ácido acetilsalicílico, também é interessante ter essa medicação à mão, pois ela ajuda a dissolver os coágulos e a melhorar a circulação.
É muito importante tentar esperar a ambulância chegar para levar o paciente. Eu sei que aqui no Brasil pode demorar um pouco para as ambulâncias chegarem, mas as ambulâncias mais modernas têm a UTI completa e podem ajudar muito no caso de um paciente descompensado. Na maioria dos lugares públicos nos Estados Unidos, como aeroportos e shoppings, há equipamento de ressuscitação e desfibrilador, que ajudam a recuperar o paciente em caso de inconsciência.
Se for um caso grave e o paciente estiver com muita dor e inconsciente, aí sim a pessoa que estiver no lugar remoto sem ajuda médica pode estar pensando em fazer a massagem cardíaca ou a ressuscitação cardiopulmonar. No entanto, é importante tomar cuidado com isso, pois há pessoas que acham que estão tendo um infarto e já querem ir lá e fazer a massagem cardíaca. Mas não é bem assim: a massagem cardíaca só deve ser feita se a pessoa estiver inconsciente.
Lembre-se de que as situações podem variar bastante e que é sempre importante seguir as orientações médicas específicas de cada paciente. Espero ter ajudado com essas informações. Nós temos um vídeo que ensina três maneiras de salvar a vida de uma pessoa em caso de emergência, então, fique atento. Um forte abraço e até a próxima!

Fonte: Como salvar a vida de alguém com ATAQUE CARDÍACO | Dr Lucas Fustinoni – Médico – CRMPR 30155 por Dr Lucas Fustinoni