Pular para o conteúdo

Dicas para manter a saúde bucal: cuidados com dentes e gengivas

Como a minha missão é melhorar sua saúde bucal através da minha informação, esse vídeo de hoje vai ser um marco, porque hoje eu vim trazer oito dicas para você manter os seus dentes e as suas gengivas saudáveis. Eu sou Professor Ricardo Almeida e em seus convincente.

Dica número 1: Siga a escovação

Óbvio que um número muito chiques e essa gente não desliga, não liga não, porque as outras sete são melhores ainda, mas se você se que esse canal nem o meu blog, escutar um programa na rádio, eu garanto que você vai ter uma consciência muito melhor sobre a sua saúde bucal e vai passar a cuidar mais dos seus dentes. E se você cuidar mais dos seus dentes, você vai gastar menos com dentista. Então, no fim, eu vou fazer você economizar dinheiro.

Dica número 2: Troque sua escova de dentes regularmente

A Ricardo já falou que tem que trocar a escova a cada três meses. Eu vou muito além disso, também. Essas duas escovas aqui são as minhas escovas de dente. Aqui, você tá vendo descabelada, ela tem um pouco mais de um mês de uso, e aqui do lado dela é uma novinha que acabei de abrir. Vocês acham que a descabelada tendo a mesma eficiência de escovação que a nova? É louco que não é. Só você olhar para essa foto que você vai ver, e concordar comigo. Então, se você pegou sua escova por lá no banheiro e ela está desse jeito, por favor, troca ela, tá?

Dica número 3: Faça um ângulo de 45 graus entre a escova e o dente na região da gengiva

“A equilibrá-lo”, a quem fala assim. “Eu não tinha assim”. “Assim, Ricardo, porque isso?” Porque se eu fizer só o trenzinho, eu removo a placa bacteriana dessa região aqui do meio dente, mas não. A placa bacteriana que está ali dentro dente e a gengiva, e é um ângulo de 45 graus justamente que vai remover essa placa bacteriana que vai causar gengivite. É verdade.

Dica número 4: Não esqueça de escovar a sua língua

A língua é uma das maiores fontes de mau hálito, e muitas pessoas têm nojo quando tocam a língua e, por isso, deixam de escovar e acabam tendo mau hálito somente porque não escovam a língua. Dica pessoal que eu dou: isso vejo você fazer assim com a escova. Bota língua pra fora e pega a escova de lado, que dá menos ânsia, ou use um escovador de língua, porque realmente, se fizer assim você vai enfiar escova na goela e vai dar nó.

Dica número 5: Passe o fio dental antes de dormir

Quando se dorme, a gente diminui a salvação e, consequentemente, aumenta a proliferação bacteriana. E se você passar o fio dental entre os dentes e remover essa placa bacteriana, você vai ter uma menor quantidade de bactérias para começar a crescer durante a noite. Sabe de nada, inocente.

Dica número 6: Escovar os dentes leva tempo

O recomendado são três minutos de escovação, e na média, as pessoas gastam 60 segundos. Pense que você tem 32 dentes, ou 28 se você extraiu os sisos, para limpar todas as superfícies. Na média, as pessoas lembram de limpar apenas 50% das superfícies após uma escovação. Então, tome tempo para escovar os dentes.

Dica número 7: Nós somos o que comemos

Comidas ricas em açúcar são prejudiciais aos dentes, enquanto comidas ricas em fibras são boas aos dentes.

Dica número 8: Não escove com muita força

Muitas pessoas acabam machucando gengiva e os dentes de tanta força que colocam na escovação. E escovação é limpeza. Pensando assim eu vou te dar uma bucha pra você lavar o carro. E você esfregar essa mudança no cálculo o força que vai acontecer com a pintura no carro? Então, por que você está colocando força para escovar os dentes? Acha que está limpando mais os seus dentes, ou tá desgastando eles que vacilou? Além disso, você causa uma recessão da gengiva, é quando ela baixa aqui em expõe a raiz dos dentes. Então, não escove com muita força.

Fonte: 8 Dicas para Manter os Dentes e a Gengiva Saudáveis por Escova & Ação