Pular para o conteúdo

Dicas para cuidar dos pés e evitar problemas

O Instituto Federal traz dicas sobre como cuidar dos pés em diferentes ambientes, seja em selva ou em montanha. No canal da Bravo Expedições, é possível encontrar todas as técnicas utilizadas para manter seus pés sempre saudáveis.

Saudações, bravos! Sejam bem-vindos ao Canal da Bravo Expedições Montanha. Durante a travessia Petrópolis-Teresópolis, paro aqui no Castelos do Açu, a 2.245 metros de altitude para apresentar algo que muitas pessoas têm pedido, como preparar os pés para uma expedição.

Historicamente, a falta de cuidado com os pés tem tirado muitos guerreiros de combate, como na Guerra do Vietnã, entre outras. Para evitar doenças e lesões nos pés, algumas medidas simples podem ser tomadas, como as que apresentarei aqui.

Primeiro, faça um esquema de camadas no seu pé. Utilize duas meias, uma fina e uma mais grossa, para diminuir o atrito e evitar bolhas. Além disso, utilize uma pomada como a Minancora em todo o pé. Essa camada de proteção evita a absorção da água e previne lesões.

Uma semana antes da expedição, corte as unhas dos pés para evitar lesões durante a travessia. Se por acaso surgirem bolhas, utilize curativos de algodão em cima da região lesada, e cubra com fita adesiva para fixar.

Uma dica importante é utilizar uma palmilha de qualidade dentro do seu boot, que ajuda na absorção de impacto e secagem rápida.

Realizei um teste com a pomada Minancora, e após mais de seis horas com a pomada aplicada, meu pé continuou totalmente seco e impermeável. Essas dicas simples irão facilitar sua qualidade no mato. Compartilhe comigo nos comentários o que achou dessas dicas, e não esqueça de deixar um like se gostou do conteúdo.

Obrigado por assistir, Bravo Expedições mais uma vez em ação. Que Deus nos abençoe sempre nas expedições pela montanha.

Fonte: Cuidado com os pés – BIZU por BRAVO EXPEDIÇÕES