Pular para o conteúdo

Dicas para aliviar coceira e dor no couro cabeludo.


Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Dr. Lucas Fustinoni. Hoje quero conversar com você que está sofrendo com sintomas no couro cabeludo. É muito importante que você verifique e entenda o que pode estar acontecendo de verdade. Se você sente algum desconforto específico na cor do cabelo, fique atento.
Toda semana temos vídeos novos aqui no canal com informações científicas e provenientes de grandes congressos do mundo inteiro sobre cabelo. Nosso objetivo é trazer para vocês a verdade para que vocês tenham mais qualidade de vida e saúde.
Muitas pessoas começam a sentir uma coceirinha, uma dor ou desconforto em um ponto específico do cabelo. Às vezes, quando ficam nervosas, sentem algo como uma coceira ou desconforto. Isso acontece com muita gente e pode ser algo simples ou algo mais complexo.
O nome dessa sensibilidade, dessa dor, desse desconforto na cor do cabelo é tricodinia e é um sintoma. Infelizmente, muitas vezes é ignorado pelos médicos, que falam que isso não existe, mas já é constatado cientificamente que muitas pessoas sentem isso.
Isso acontece porque nosso couro cabeludo está extremamente relacionado com o sistema nervoso central. Eles estão conectados biologicamente e a partir daí vários problemas podem surgir. Se a pessoa tem uma doença autoimune, por exemplo, como alopecia areata ou liquen plano pilar, a informação começa a ser transmitida de maneira inadequada e ela começa a sentir desconfortos como coceiras e dores no couro cabeludo.
Outros fatores que podem estar causando o desconforto incluem falta de vitaminas, distúrbios hormonais, períodos menstruais, estresse, químicas no cabelo, dermatite seborreica e caspa.
Se você está tendo esse tipo de desconforto, procure um médico tricologista para que ele possa identificar exatamente o ponto que está causando o problema. Ele provavelmente fará um exame de histoscopia ou biópsia capilar para chegar a um diagnóstico preciso.
Lembrando que quanto mais cedo começar o tratamento, mais resultado terá. Diversos distúrbios podem estar relacionados à tricodinia, sendo importante identificar e tratar corretamente para evitar maiores complicações.
Espero que tenham gostado do nosso vídeo e que agora vocês possam ficar mais atentos a esse problema. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de tema para os próximos vídeos, deixem aqui nos comentários. Forte abraço e até a próxima!
Fonte: COCEIRA E DOR no couro cabeludo: Como aliviar? por Dr Lucas Fustinoni