Pular para o conteúdo

Dicas do Dr. Salim para gastrite, refluxo e hérnia de hiato – CRM 43.163

Gastrite e Refluxo – Entenda Melhor!

Meus amigos internautas, a Dona Norma Cordeiro me perguntou sobre pacientes com refluxo e gastrite e se é necessário tomar remédio até o fim da vida. Vamos lá: gastrite é um bode expiatório de muitos sintomas do aparelho digestivo que, na verdade, não existe. Atualmente, está na hora de reclassificar as endoscopias porque a maioria bem com gás é vítima e não temática endoscópica leve e na verdade não é nada. A pessoa não sente nada. Lógico que existem gastrites agudas causadas por medicamentos ou por outros tipos de problemas e aí são graves até poder levar a sangramento e dar muita dor. Mas, em geral, a gastrite não causa nada.

Hérnia de hiato é uma dificuldade, uma deficiência de uma válvula que separa o esôfago do estômago. Então, há uma transição que normalmente é moldada pelo diafragma. Quando esse diafragma fica um pouco alargado, forma-se uma hérnia. Esse esôfago-estômago, do esôfago fica no tórax, enquanto o estômago fica no abdome. Um alargamento do diafragma, ao estudou, fez com que o estômago ficasse entrando e saindo do tórax de acordo com a respiração, podendo levar ao refluxo.

O refluxo pode causar dor, azia, dor de garganta, mal estar e tudo mais. E quem tem isso tem que tomar remédio, tipo esses locais a dor e canal de cálcio, famoso pantoprazol, o nexium, tem um monte. E aí, inclusive, tem muito folclore em cima disso. Tem que tomar o resto da vida? A resposta é não. Você vai tomar esses remédios se tiver sintomas de azia, a má digestão, a dificuldade na praia hora de se alimentar, dor de garganta, refluxos, rouquidão, tosse. Então, você tem sintomas de hérnia de hiato com refluxo, aí sim, você tem que se medicar. Se você não sente nada e tem esse diagnóstico, não precisa tomar nada.

Ao mesmo tempo, além de tomar remédio, ideal seria saber o que diz compensa a imediato e o refluxo: ganho de peso, alguns tipos de alimento, bebida alcoólica, alimentação volumosa, jejum prolongado, excesso de doces, excesso de refrigerantes, bebida alcoólica, alguns tipos de frituras, molhos de tomate e se deitar após uma refeição rapidamente.

No lugar de pensar em tomar remédio para a vida inteira, a pessoa tem que aprender a conviver com sua hérnia de hiato e refluxo. Procure inibir o refluxo e diminui-lo. Isso é uma coisa importante: aprender a lidar com esse sintoma. Muita gente fala: “Então vou ter que me operar”. Não, a cirurgia para correção de hérnia de hiato com refluxo é uma cirurgia só em última instância ou quando existe uma lesão esofágica grave, um famoso esôfago de barrett que é o excesso de refluxo. Isso tem que ser visto com muito carinho. Mas, antes de pensar em tomar remédio para vida inteira, tem que saber só tomar remédio com sintoma e aprender do ponto de vista de hábitos de alimentação a evitar o refluxo e evitar os sintomas. Até a próxima.

Fonte: Gastrite refluxo e hernia de hiato | Dr. Salim CRM 43.163 por Doutor Salim