Pular para o conteúdo

Dicas de autorregulação para autistas adultos em ambientes públicos


Olá! Seja muito bem-vindo ao nosso fascinante mundo do autismo. Inscreva-se no canal e deixe o seu like para que a gente possa continuar trazendo conteúdo de qualidade para vocês.
Hoje, uma seguidora nos questionou sobre como os autistas adultos fazem para se auto-regular em ambientes insuportáveis, como bancos, hospitais, lojas e outros lugares que fazem parte do nosso cotidiano. A última shooter adulta que tivemos em nosso canal nos contou sobre a utilização de fones de ouvido ou abafadores de ruído nesses ambientes. No entanto, nem sempre é possível evitar o ambiente, então como podemos nos adaptar a ele?
Essa é uma pergunta complexa e eu posso falar sobre isso com propriedade, pois na minha vida, quando eu era jovem, não tinha um diagnóstico e também não tinha a facilidade da internet. Eu sofria muito para pagar contas em bancos e fazer transações, porque esses eram ambientes que me causavam muita ansiedade e desconforto. Eu tinha enxaqueca, gastrite, desmaios e vômitos sem motivo aparente, o que me fez sofrer muito.
Depois do diagnóstico, aprendi a me auto-regular em ambientes insuportáveis, utilizando técnicas como a respiração e a utilização do celular para distração. Se possível, eu sempre levo comigo um fone de ouvido ou abafador de ruído. Em alguns ambientes, como aeroportos, eu peço ajuda e assistência.
É importante também conhecer os nossos próprios limites e evitar gatilhos que possam desencadear crises. Eu evito cheiros fortes de perfume, por exemplo, que podem desencadear uma enxaqueca. Além disso, eu tento manter a minha mente ocupada com pensamentos positivos e meditações mentais.
Mas o mais importante mesmo é o autoconhecimento. Precisamos saber quais são os nossos limites e como podemos transpor esses limites sem desencadear crises. Precisamos também ter paciência conosco mesmo e negociar com as pessoas ao nosso redor. Eu sempre converso com o Victor, meu companheiro, e estabelecemos limites para evitar discussões e arrependimentos posteriores.
Enfim, eu espero ter ajudado e gostaria de convidar vocês a deixarem sugestões nos comentários de como podemos nos entender melhor em relação ao autismo em 2020. Vamos continuar aprendendo juntos!
Fonte: Como um autista adulto se autorregula em ambientes públicos? por Mundo Autista