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Inclusão social de crianças autistas na escola

Educação inclusiva: uma abordagem necessária

A educação inclusiva é um conceito que se mantém sempre em movimento. Para desenvolvermos uma educação de fato inclusiva, precisamos perceber quem está de fora. A educação é um direito humano, mas às vezes temos parcelas da população que não percebemos que estão de fora, como é o caso das pessoas com deficiência.

Quando essas pessoas entram na escola, estabelecem de pronto um desafio para as instituições de ensino. Muitas vezes, no entanto, são negados a matrícula ou recebem expectativas muito baixas.

A inclusão escolar é uma conquista muito importante. Apesar dos esforços que têm sido feitos em todo o mundo, ainda há muito a ser evoluído em relação à perspectiva da inclusão. Até pouco tempo atrás, a escola especial era a única alternativa para esses alunos, o que limitava muito a interação e o convívio com o restante da comunidade escolar.

A inclusão requer serviços especializados de apoio e recursos diferenciados, tais como os oferecidos por professores de atendimento educacional especializado. Esses profissionais devem organizar o ensino com base em suportes que permitam ao aluno ter acesso ao currículo, levando em consideração sua condição específica.

É preciso que toda a rede escolar esteja trabalhando em consonância, desde o porteiro até a gestão. A articulação entre as diferentes partes é fundamental para o sucesso da inclusão.

A conquista do protagonismo da pessoa com deficiência é uma luta das famílias e um movimento mundial em prol do acesso a direitos. Essa modificação social tem barreiras imensas ainda extremas, que precisam ser superadas através da implantação de uma cultura de convivência, acessibilidade e inclusão.

Todo esse movimento não é uma coincidência. Ele é um movimento mundial em prol de ampliar nossa perspectiva de humanidade e entender que a deficiência faz parte do mosaico das diferenças humanas.

O convívio com as pessoas com deficiência é fundamental para a superação dos incômodos e barreiras existentes. É através desse convívio que deixaremos de ver a deficiência, e começaremos a enxergar um ser humano completo, com suas particularidades e singularidades.

A educação inclusiva é um caminho que devemos trilhar para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: Criança autista na escola – Autismo e inclusão social | Consciência do Autismo por Saúde da Infância