Pular para o conteúdo

Diagnóstico de Fratura em Livro Aberto na Tomografia Open Book Fracture

Caso de fratura em livro aberto da bacia

O caso que veremos hoje é muito interessante e ilustrativo. Trata-se de um assunto comumente encontrado em provas de residência. Agora é época de começar a estudar para as provas, então vai valer a pena.

Antes de vermos o caso em si, vamos dar uma olhada na anatomia e no mecanismo relacionado à fratura em livro aberto. Na imagem abaixo, vemos uma tomografia com corte bem grosso que mostra toda a estrutura da bacia. Nela, é possível ver o ramo púbico, o ramo isquiático, o sacro e as articulações sacro-ilíacas. É importante reparar no afastamento entre o púbis, que é a sínfise pública, e no mecanismo de compressão que causa a fratura em livro aberto.

Tomografia da bacia

O caso que apresentamos é de um paciente masculino de 47 anos que sofreu fratura em livro aberto da bacia. Inicialmente, foi feito um raio-x onde foi possível observar o afastamento da sínfise pública. Posteriormente, foi realizada uma tomografia para ver as lesões na região da bacia.

No exame de imagem, foi possível observar um hematoma na parte posterior da musculatura, que estava abaulada. Esse hematoma era extra-peritoneal. Além disso, foi constatada uma fratura que ia da junção da sínfise pública até a região da articulação sacroilíaca. Não foram observadas grandes fraturas com desvio e nem fragmentos ósseos soltos na tela. Em relação ao sangramento ativo, foi observado que havia sinais de sangramento ativo na região das disjunções e um pequeno sangramento ativo na região da fratura.

O tratamento foi feito com lençol para fixação externa e posteriormente com a fixação da região da sínfise pública por meio de instrumentação cirúrgica com parafusos.

Esperamos que esse caso tenha sido esclarecedor e que tenha ajudado você a entender melhor sobre fraturas em livro aberto da bacia.

Fonte: Fratura em Livro Aberto na Tomografia (Open Book Fracture) por Werads