Pular para o conteúdo

Diagnóstico de Derrame Pericárdico através da Tomografia Computadorizada de Tórax


Saudações a todos! Meu nome é José Aelson, médico radiologista, e este é mais um vídeo sobre radiologia e diagnóstico por imagem para profissionais da área de saúde e estudantes.
Neste vídeo, vamos conversar a respeito desta imagem. Trata-se de uma tomografia computadorizada do tórax com contraste venoso. Você observa que o coração está presente, com o ventrículo direito, o interventricular, o ventrículo esquerdo e o miocárdio que aqui à luz do ventrículo esquerdo e do ventrículo direito contendo aí contraste, essa parte branca é o contraste iodado dentro das cavidades entre colares.
Aí você observa que na terceira camada, externamente, há o miocárdio nessa faixa escura com densidade negativa, densidade de gordura. Depois, você observa essa faixa cinza com densidade de líquido que circunda praticamente toda a área cardíaca. Isso aí é derrame pericárdio e aqui, essa faixa um pouquinho mais densa que é o pericárdio, paraei e tal e por fora dela, uma pequena quantidade de gordura que a gordura dele cardíaca. Então, temos gordura epicárdica de Halle Berry cardíaco e gordura pericárdite. Essa imagem é típica do derrame pericárdico, neste caso um volumoso derrame pericárdico.
Observe também essa área com densidade líquida formando aí essa parábola que é um derrame pleural, então temos um pequeno derrame pleural à esquerda e um mínimo de ramo pleural à direita, que na ponta da seta.
Esta área realçada é a via passa alvo da oposição superficial do pulmão em decorrência da compressão pelo próprio derrame pleural. Temos aqui outro caso no 4º oficial da tomografia computadorizada: você vê a imagem das quatro câmaras, o ventrículo direito contendo contraste, o ventrículo esquerdo contendo contraste. Você observa que o miocárdio do ventrículo direito dos 7 30 sem titular do ventrículo esquerdo, por fora do miocárdio, você tem a gordura epicárdica.
Aí você tem aqui o pericárdio e você tem, por fora do pericárdio, a gordura pericárdica. Essa região aqui representa o derrame pericárdico. Nessa região, a faixa é um pouco mais clara. Temos então um pequeno derrame pericárdico que se acumula nas regiões porta laterais por causa da ação da gravidade. Fazendo a reconstrução coronal deste mesmo caso, temos então aqui o ventrículo esquerdo, o miocárdio à luz entre colar aorta e você tem a gordura epicárdica ao redor do miocárdio.
E você tem aqui essa faixa pouco espessa que é um pequeno derrame pericárdico com uma pequena efusão pericárdica, que circunda aqui praticamente toda a área cardíaca e um pouco mais espessa aqui na região adjacente ao átrio direito. Temos aqui a imagem típica de um pequeno derrame pericárdico e uma pequena efusão pericárdica.
Neste vídeo, o objetivo era mostrar uma imagem típica de derrame pericárdico pela tomografia computadorizada do tórax. Acredito que seja útil também você assistir aos outros vídeos da playlist de tórax. Obrigado e até o próximo vídeo.
Fonte: TC de tórax : Derrame pericardico por Jezreel