Olá pessoal!
Vocês têm perguntado muito sobre as lesões de pele mais comuns na diabetes, então eu trouxe uma ilustração em Power Point para mostrar um pouco e esclarecer.
Realmente, a diabetes afeta muito o corpo, inclusive a pele, aumentando a incidência de infecções na pele, que podem até levar ao pé diabético. Às vezes, a pessoa com diabetes tem uma neuropatia que altera o nervo, fazendo com que ela comece a perder a sensibilidade. Por isso, é importante lembrar que quem não é tratado pode ter grandes complicações no longo prazo. Se tratado adequadamente, é possível viver sem grandes complicações.
É importante lembrar que a diabetes é uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas, então a pele pode ser um grande fator para desconfiar da doença. Pessoas que não se cuidam, não vão ao médico regularmente para fazer check-up, podem ter diabetes de forma avançada, com a visão comprometida e uma série de alterações de pele, sem saber.
Abaixo, seguem algumas das lesões mais comuns na pele de pessoas com diabetes:
- Manchas na canela;
- Granuloma do dedo;
- Alterações na textura da pele da mão;
- Dificuldade articular;
- Bolhas nos pés;
- Acantose nigricans (manchas escuras na região da dobra do pescoço e axila).
É importante lembrar que nem todo mundo que tem essas alterações na pele é diabético, mas essas são manifestações comuns em pessoas com diabetes.
Quem tem diabetes também pode ficar exposto a infecções de candidíase, por exemplo.
Lembrando que a diabetes é normalmente oligossintomática e assintomática, então é importante ficar atento a essas alterações na pele. Se você notar alguma coisa, procure o clínico ou médico de família, eles vão pedir uma série de exames para descartar ou confirmar a doença.
Espero ter ajudado. Abraço!
Fonte: SINTOMAS DE DIABETES NA PELE: O que a diabetes pode causar na pele? por Julio Pereira – Neurocirurgião