Pular para o conteúdo

Desidratação: Tipos, Sintomas e Como Identificar


Se você já se perguntou se está desidratado, dores de cabeça, cansaço e até pele seca são alguns dos sintomas.
Então, nesse vídeo, você vai ver quais são os principais tipos, quais os sintomas e o que pode ser feito a respeito.
Olá, nesse vídeo vou explicar sobre os tipos de desidratação. Mas antes, não esqueça de se inscrever aqui no canal, deixar o like no vídeo e conferir os estudos que estão no final da descrição, como sempre.
Os sintomas de desidratação podem ser leves, moderados ou até graves. Você sabia que até confusão mental e morte podem acontecer por causa dela? Ou seja, a desidratação é uma doença potencialmente séria e que tem que ser diagnosticada e tratada. E o verão é a estação em que ela é mais comum, porque temos o excesso de calor junto com o aumento também do suor, que são fatores de risco para o seu aparecimento.
A desidratação ocorre quando o nosso corpo utiliza mais líquidos do que está recebendo e dessa forma, o nosso corpo fica comprometido e fica mais difícil para ele realizar funções do dia a dia, coisas básicas. E daí começam a aparecer alguns sintomas.
Existem três principais tipos diferentes de desidratação: hipertônica, hipotônica e isotônica.
A hipertônica acontece quando a gente perde mais água do que sódio, ou seja, a gente vai estar desidratado e vai reter um sal dentro do nosso corpo. Pode ser mais comum em pessoas que têm diabetes, em crianças ou em caso de febres prolongadas, diarreia excessiva, entre outros.
A hipotônica já é o contrário, a gente perde mais sódio e menos água. É mais comum em caso de pessoas que têm algum problema renal ou que usam diuréticos.
E a reposição, o consumo adequado de nutrientes e o tipo de desidratação mais comum é a isotônica, na qual a gente perde água e também sódio na mesma proporção. É muito comum em crianças e também em caso de diarreia e de vômitos ou hemorragia.
Além dos tipos, a desidratação pode ser classificada como leve, moderada ou grave, dependendo do que a gente vai estar sentindo. Tanto de leve a moderada, a gente vai apresentar dor de cabeça, fraqueza, tontura, pele seca. Na grave, a gente pode já apresentar confusão mental, perda de consciência, falência de órgãos, em casos mais extremos, até à morte.
E são várias as causas para a gente ter a desidratação. Quais são as principais? Diarreia, vômito, sudorese excessiva, queimaduras. E é muito comum ela ocorrer durante o verão, porque a gente sua mais e normalmente as pessoas não consomem água, que é a outra coisa que eu já falei.
Gente, nem sei quantos litros hoje.
Olá, pessoal, tem a importância do consumo adequado. A gente precisa se hidratar. E vamos lembrar que muita gente primeiro que só toma líquido quando tem sede e a gente deve estar se hidratando antes disso. E muita gente quando sente sede, faz o quê? Bebe refrigerante, suco. Mas quando a gente limpa nossa casa, a gente vai usar uma água limpa, não é verdade? E a mesma coisa para o nosso corpo. A gente precisa consumir a água mesmo. E de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, a gente deve consumir no mínimo 2 litros de água ao dia. Uma outra forma, a gente fazer um cálculo que eu sempre falo aqui, também, é de 35 ml por quilo de peso.
Mas atenção, pessoas que têm algum tipo de doença, alguma patologia específica, às vezes vão precisar fazer uma restrição desse consumo. Mas são casos específicos, porque é verdade, né? Tipo, a pessoa tem insuficiência renal crônica. Às vezes, tem que controlar a quantidade exata de líquido, sabe?
Nos casos leves, é fácil de tratar em casa mesmo, consumindo uma maior quantidade de soro caseiro, bebidas isotônicas. Mas nos casos graves, aí sim, é necessário procurar atendimento médico.
E já que estamos no verão, que tal saber sobre dicas e cuidados para pele nessa estação? Confira o vídeo aqui do canal.
E se você gostou aqui desse vídeo, deixe seu like e se inscreva aqui no canal. E se tem alguma dúvida, coloca nos comentários para mim, tá bom? Até mais.
Fonte: Descubra os Diferentes Tipos e Sintomas de Desidratação! por Ocean Drop