Pular para o conteúdo

Descubra sobre a pneumonia de Lula e saiba a causa das suas condições, segundo médico.


Vamos falar mais sobre esse assunto, o quadro de pneumonia leve. Eu converso agora com o médico pneumologista Francisco Mazon. Seja bem-vindo, Dr, boa noite para o senhor. E entender exatamente, né, o que é o princípio pneumonia leve, o que esse quadro representa na prática? Não é perfeito.
Boa noite a todos. A pneumonia é uma infecção do pulmão, habitualmente bacteriana. A gente avalia a pneumonia com alguns critérios, né? Isso depende de quão sem a área, depende um pouquinho também de características do paciente, com qualidade, por exemplo. E depende de como o paciente chega, quimicamente, na avaliação inicial. A gente usa um dos scores possíveis de se usar, o escore, para avaliar como é que tá a respiração, como tá a pressão do paciente, como tá o nível de consciência. Eventualmente, cumpre avaliar a idade também nesse panorama. Se a pontuação é baixa, a gente tem uma gravidade menor. Tá certo, doutor?
E aí a ministra Nise Trindade até pontuou, né, porque muitas especulações são feitas sobre o estado de saúde do presidente, porque ele já teve um câncer, não é, e agora a pneumonia aparece. Muita gente fez essa ligação com a doença que já foi eh tratado, ele tá recuperado, não é, como bem pontuou a ministra. Não tem nada a ver. Eu queria que o senhor trouxesse mais informações sobre isso, até para a gente disseminar a notícia verdadeira, né, não as fake news que tem aí ganhando o corpo nas redes sociais.
Perfeito. Em relação ao tratamento oncológico do presidente, né, a informação que a gente tem é que ele tem tratamento pleno, tem tá completamente curado do câncer, sem qualquer evidência de recidiva. A pneumonia, ela não guarda aí relação dele. A pneumonia é a principal causa de internação no mundo, então isso não é só do Brasil. Então, a doença que é mais motivação é pneumonia, ou seja, um quadro que é frequente e dessas pneumonias, né, do Brasil, a gente vai ter paciência e todas as idades, todos os antecedentes. Isso não pressupõe que acha qualquer problema de saúde prévio. A gente fica mais atento às pneumonias acima de 65 anos, tanto que isso é um dos pontos que eles cortam em consideração. Mas quando a idade é o único fator que eu tenho ali, de atenção, isso não é uma coisa que necessariamente tem uma gravidade maior. Ele manda mais cuidado.
A gente viu que tem uma reunião ministerial já agendada para hoje lá na residência oficial do presidente. Ele precisa descansar também para se recuperar plenamente, poder viajar, né? A viagem tá confirmada para o domingo. Perfeito. Acho que o descanso é super importante, né? E aí os pilares do tratamento vão ser uma boa alimentação, um bom repouso e também ter ali o antibiótico dirigido e com o segmento clínico eventualmente laboratorial, como necessário. E só talvez fazendo um adendo, a pneumonia é uma área que vai estar ali ocupada por muito por inflamação, e essa área ela acaba fazendo roubando porque ele fluxo de sangue e outras áreas que estão preservadas. Então, quando eu sumoisso ao voo que eu voltei ali na cabine uma pressão, eu posso fazer ele ter uma mostração. Acho que foi prudente a decisão de importar um pouquinho aí o momento da viagem. Tá certo? Conversei com Francisco Pneumologista Dr. Obrigado por trazer essas informações. Bom fim de semana.
Fonte: Pneumonia de Lula não tem relação com leucoplasia nem com tumores, explica médico por UOL