Pular para o conteúdo

Descubra sinais de intoxicação no seu corpo

Sinais de intoxicação no corpo humano

Alguns órgãos do corpo humano, como os rins, fígado e pulmões, desempenham a importante função de controlar, neutralizar e eliminar compostos que entram em nosso organismo ou que são produzidos pelo próprio metabolismo e que acabam danificando a função dos nossos órgãos. Aqui é Ângela Xavier e eu vou mostrar para você as terríveis consequências de um corpo intoxicado. Existem vários agentes que intoxicam nosso corpo, como metais pesados, agrotóxicos e aditivos químicos adicionados aos alimentos industrializados. Essas toxinas podem vir do ar, da água e dos alimentos.

Por conta do estilo de vida moderno, as substâncias tóxicas estão cada vez mais abundantes e presentes no nosso dia-a-dia. O uso constante leva ao excesso e acúmulo, provocando diversos problemas de saúde, danificando os nossos órgãos e as nossas glândulas.

Tipos de intoxicação

Basicamente, existem dois tipos principais de intoxicação:

  • Intoxicação exógena: acontece quando as substâncias intoxicantes estão no ambiente, ou seja, elas estão fora do nosso corpo e vão contaminá-lo através da ingestão ou inalação dessas substâncias. As intoxicações mais comuns acontecem pelo uso de medicamentos em doses elevadas, consumo de álcool, fumo, alimentos industrializados, carnes processadas, entre outros.
  • Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias malábeis que o próprio organismo produziu como resultado do metabolismo dos alimentos, como, por exemplo, ureia, ácido úrico, creatinina, que podem até paralisar nosso sistema renal.

A intoxicação pode ser aguda, quando a pessoa tem sintomas e sinais logo após ter contato com a substância intoxicante. A gastroenterite, que é conhecida como intoxicação alimentar e geralmente acontece com alimentos que foram mal conservados e contaminados por vírus ou bactérias, é um exemplo dessa intoxicação. As pessoas geralmente têm dores de cabeça, náuseas, vômito e, às vezes, diarreia.

A intoxicação também pode ser crônica, nesse caso os sintomas só são sentidos quando o corpo está muito entupido. A pessoa tem sintomas, mas não sabe que são causados por um determinado alimento. Alguns exemplos de intoxicação crônica são o uso de leite e derivados, que podem causar sinusite, bronquite, amidalite, rinite, gastrite, bursite, tendinite, entre outras doenças.

Consequências de um corpo intoxicado

As consequências de um corpo intoxicado podem ser bem variadas, dependendo da intensidade da intoxicação, como:

  • Problemas de memória e de concentração
  • Excesso de fadiga e falta de energia
  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade, ansiedade e apatia
  • Infeções e alergias
  • Edema e mau funcionamento dos órgãos e glândulas
  • Excesso de peso e dificuldade para perder
  • Alterações do sono e da pressão arterial
  • Suor intenso
  • Retenção ou incontinência da urina e das fezes

Nos casos de intoxicação crônica, o acúmulo de substâncias intoxicantes é crescente e imperceptível, o que torna o diagnóstico mais complicado. O acúmulo só vai aumentando e os sintomas e as consequências vão ficando mais graves.

Como evitar a intoxicação do corpo

De forma geral, é difícil não ter contato com substâncias tóxicas ou evitar que elas se acumulem em excesso em nosso corpo. De qualquer forma, você pode evitar o uso de alimentos ou elementos que sejam tóxicos ao organismo, como os produtos industrializados, os produtos cafeinados, o excesso de carne, as carnes processadas e os alimentos que estão abarrotados de agrotóxicos. Priorize o consumo de alimentos mais frescos, as hortaliças e as verduras. Tenha uma alimentação mais natural possível para ajudar o seu organismo a não produzir excesso de metabólitos tóxicos e ainda a conseguir eliminar as toxinas exógenas que não temos condições de evitar.

Não fumar, não ingerir bebida alcoólica, praticar atividade física e ter um estilo de vida mais saudável possível também são hábitos que ajudam a evitar a intoxicação do corpo.

O ideal é fazer uma desintoxicação geral do organismo de vez em quando para eliminar todas as substâncias tóxicas acumuladas. Fique atento aos sintomas de intoxicação e procure um médico caso seja necessário.

Se você gostou deste vídeo, compartilhe-o o máximo possível com pessoas que precisam dessa informação. Se você ainda não está inscrito no meu canal, inscreva-se e siga-me nas outras redes sociais. Os links ficam sempre aqui abaixo. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Sinais de que o seu corpo está intoxicado! por Angela Xavier