Pular para o conteúdo

Descubra se o corticóide causa ganho de peso – Dr. Renato Ponte, Otorrinolaringologista.


Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Renato Pontes, médico otorrinolaringologista, e sejam muito bem-vindos a mais um vídeo em nosso canal. Hoje, vamos falar sobre o uso de corticoides, um assunto muito comum em nossa prática clínica, e uma dúvida que muitos pacientes têm: os corticoides engordam?
É sempre importante lembrar que todos nós produzimos corticoides naturalmente em nosso organismo, principalmente no período da manhã. Esses corticoides são importantes para o funcionamento do nosso corpo. Quando o médico ou livreiro prescreve uma medicação corticoide oral, ele geralmente recomenda que o paciente tome o comprimido no período da manhã para acompanhar o pico natural de corticoide que temos no nosso corpo ao longo do dia.
Entre os corticoides mais comuns, podemos citar a prednisona, a dexametasona e a betametasona.
Muitos pacientes têm receio de tomar esses corticoides, principalmente as mulheres, por medo de engordar. Mas será que isso é verdade? Na verdade, os corticoides podem sim fazer o paciente engordar e reter líquido, deixando-o inchado. Mas isso só acontece se o paciente tomar a medicação por um período prolongado, ou seja, mais de 30 dias, e em doses elevadas.
Na nossa prática clínica, geralmente prescrevemos corticoides em baixas doses e por curtos intervalos de tempo, para tratar patologias como sinusites, laringites ou pós-operatórios, entre outras. Por isso, é sempre importante conversar com seu médico para entender qual é a indicação específica da medicação e por quanto tempo você deve tomá-la.
Em geral, prescrevemos a medicação por cerca de 3 a 5 dias, no máximo, o que é um tempo insuficiente para causar efeitos colaterais como o ganho de peso.
Fonte: Corticóide engorda? | Dr. Renato Ponte Otorrinolaringologista por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza