Pular para o conteúdo

Descubra remédios caseiros eficazes contra a gripe.

Como cuidar da gripe

Você deve conhecer alguma receita especial para melhorar da gripe, né? Aquele chazinho caseiro tem o seu valor, mas ele não pode substituir a medicação indicada pelo médico. Por isso, fique atento às mensagens falsas anunciadas na internet. A falsa notícia não é nova, surgiu em 2009 e continua sendo compartilhada.

A informação bombástica é de chá de erva-doce e de anis estrelado tem o mesmo princípio ativo do tamiflu, o remédio antigripal. A mensagem é mentira, é fake news e mesmo assim acabou replicado em sites da internet, redes sociais e grupos de WhatsApp. Não existe nada hoje comprovado de que qualquer um desses dois chás substitua o Tamiflu ou substituam qualquer outro remédio.

Mas calma lá, isso não significa que os chás sejam vilões. Os médicos alertam apenas para que nenhum medicamento indicado por um profissional seja simplesmente substituído por uma receita milagrosa. Os chás podem ser aliados da saúde, ajudando na prevenção e até complementando o tratamento convencional. Tomar chás é bom, não deixe de tomar chás quando tiver uma doença que foi diagnosticada e que tem um remédio para ela. Na hora certa, pode continuar tomando o líquido, pode continuar como uma alimentação boa, mas se tiver uma indicação certa, você deve tomar aquele remédio.

Dona Petrônio aprendeu com os pais algumas receitas para aumentar a imunidade. Uma delas é a laranja fervida como basto beck quentin, já o chá de folhas de laranjeira e bergamota é para aliviar os sintomas dos resfriados. Mas tem uma batida que, segundo ela, é tiro e queda: é só misturar no liquidificador meia xícara de suco de limão, uma cabeça de alho e meia xícara de mel. “Aí a gente fazia, eu tomava uma batida, depois de cinco dias tomar bomba de novo e daí melhor. Bate uma dor de cabeça às vezes que era o que eu sentia, assim que era tranquila, trancado, e com essa batida melhorou.”

Este médico ressalta que a vacina é a forma mais eficaz para ficar longe do vírus da gripe, mas que o estilo de vida pode fazer muita diferença. “Deve-se fazer a vacina, é a maneira de prevenir, mas bons hábitos alimentares, atividades esportivas, atividades familiares, que as pessoas fiquem mais felizes. As pessoas mais felizes e bem alimentadas certamente ficam menos doentes.”

  • Não substitua medicação indicada pelo médico por receitas caseiras
  • Chás podem ajudar na prevenção e complementar o tratamento convencional
  • A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe
  • Bons hábitos alimentares e atividades físicas contribuem para uma vida saudável

Fonte
Verdade ou boato? Saiba quais remédios caseiros ajudam a curar a gripe | SBT Notícias (03/05/18) por SBT News