Pular para o conteúdo

Descubra os benefícios do alho para a saúde e aprenda como incluí-lo na sua dieta


Os benefícios do alho para a saúde e como usar
Você usa alho no seu dia a dia? Você sabia que o alho vai muito além de temperar a comida? Minha cidade, Iago, é chamada de cidade do alho e da goiaba porque aqui a goiaba é nativa e a produção de alho é grande. Nesse texto, você vai conhecer os benefícios desse tempero maravilhoso e vai aprender também a forma correta de usá-lo como tempero.
O alho é um dos temperos mais usados na culinária brasileira, mas seus benefícios vão muito além disso. Ele tem efeitos medicamentosos importantes para a restauração da nossa saúde. Esse alimento é rico em alicina, a liminare também em Alô e em vários minerais, como potássio, cálcio e magnésio, que proporcionam o cheiro característico do alho e são responsáveis por vários benefícios medicamentosos.
O alho combate vírus, fungos e bactérias, ajuda na eliminação de toxinas e também ajuda no equilíbrio das bactérias da nossa flora intestinal. Ele também combate vermes e previne o câncer, principalmente o câncer de cólon, graças aos compostos sulfurados, ou seja, ricos em enxofre, com ação antioxidante que previne a formação de radicais livres e protege as nossas células.
Além disso, esses compostos ajudam a estimular algumas enzimas que vão desintoxicar o nosso organismo de agentes que causam o câncer de cólon. O alho também é protetor da saúde do coração, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, especialmente a fração LDL e triglicerídeos, reduzindo também o risco de aterosclerose, e pode levar a várias doenças cardiovasculares.
Ele é fantástico para regular a pressão arterial e evitar a formação de coágulos, inibindo a agregação das plaquetas e prevenindo assim a trombose. Os compostos sulfurados também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a inflamação crônica, a dor e também regulando a nossa resposta ao estresse.
O alho também ajuda no estímulo da expectoração das vias respiratórias, facilitando a respiração e a eliminação de muco. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripe, tosses, resfriados, asma, bronquite, sinusite e amidalite.
Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória, o alho ainda ajuda a proteger as nossas células cerebrais, diminuindo a ação dos radicais livres que causam problemas neurodegenerativos, como Alzheimer e demência. Por isso, podemos dizer que o alho ajuda na memória e no nosso aprendizado.
Ele também tem um efeito em relação à diabetes. Em 2017, foi publicado no periódico “Diabetes Research and Clinical Practice” o resultado de uma investigação envolvendo diversos estudos que deram uma dose diária entre 0,05 kg a 1,5 gramas de suplemento de alho a pacientes com diabetes em comparação com grupo placebo. Concluiu-se que o alho realmente interfere nos níveis de glicose no sangue e proporciona uma queda de 10 mg por decilitro em 12 semanas ou então 20 miligramas por decilitro de sangue em 24 semanas de suplementação. O mecanismo ainda não é totalmente compreendido, mas parece que a alicina e outros compostos melhoram o transporte de glicose para dentro das células, diminuindo o risco de complicações do diabetes.
Existem efeitos colaterais no uso excessivo do alho, como problemas digestivos, cólicas, gases, diarreia, dor de cabeça, dores nos rins e tontura. Além disso, pode alterar a flora intestinal e é contraindicado para recém-nascidos, pessoas em período de cicatrização após uma cirurgia, pessoas com pressão muito baixa, dores de estômago e hemorragias. O uso de remédios nas costas também é contra-indicado.
Para obter os benefícios do alho, deve-se consumi-lo na forma mais simples e natural possível. Um dente de alho fresco pode ser usado como tempero ou amassado com sal para temperar saladas. Para aumentar a quantidade de alicina, basta deixar o alho-poró passar o ralar por dez minutos antes de usar. Além disso, o alho pode ser usado na forma de chá ou óleo. O óleo de alho pode ser usado para dores no ouvido e micoses.
Para preparar temperos de alho, pode-se descascá-lo e batê-lo em um processador com sal. Depois, colocar em um vidro e guardar na geladeira para facilitar o preparo de alimentos. O alho fresco também pode ser usado para temperar saladas ou em outras receitas.
O alho é um tempero incrível, que vai além do sabor. Seus benefícios para a saúde são muitos, e o seu uso adequado pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida.
Fonte: Benefícios do alho para a saúde e como usar por Angela Xavier