Pular para o conteúdo

Descubra as vantagens dos medicamentos sublinguais

Via Sublingual – Vantagens e administração

Se você costuma tomar medicamento por via sublingual, essa via apresenta vantagens em relação a outras vias possíveis e é sobre isso que vamos falar hoje. Meu nome é Fernanda Sato, eu sou farmacêutica e diretora da BS Pharma. Vamos lá!

A via de administração é a forma como o medicamento entra em contato com o organismo. Existem diversas maneiras de se administrar o medicamento:

  • Por via oral, que é pela boca ingerindo o medicamento
  • Injetável, aplicado na veia ou no músculo
  • Retal, como supositórios, por exemplo
  • Dermatológica, passando na pele
  • Nasal, pelo nariz
  • Oftálmica, como os colírios que aplicamos nos olhos
  • Sublingual, que é quando utilizamos o medicamento debaixo da língua

Cada uma dessas vias é indicada para uma situação específica, para permitir uma melhor absorção e o melhor desempenho do tratamento.

Como funciona a administração sublingual?

Na via sublingual, os medicamentos são colocados debaixo da língua e devem permanecer ali até serem totalmente absorvidos. Enquanto você estiver com medicamento debaixo da língua, não é indicado beber ou comer nada, pois os medicamentos se dissolvem muito rapidamente, deixando poucos resíduos na boca. Mas o processo deve ocorrer de forma natural, por isso evite mastigar ou engolir para não comprometer o efeito do medicamento, porque isso vai mudar a via de administração que não será mais sublingual.

Quais são as vantagens da Via Sublingual?

Essa é uma via de fácil acesso a aplicação. Basta colocar debaixo da língua e esperar, é simples assim. Ela promove rápida absorção do medicamento. A área sobre a língua é bastante vascularizada e os artigos são imediatamente absorvidos por esses vasos sanguíneos, por isso a ação pode ser iniciada em poucos minutos. É uma excelente opção em caso de emergência, tratamento cardiológico, por exemplo.

Outra vantagem é que, ao utilizar a via sublingual, o medicamento não entra em contato com o suco gástrico presente no estômago e evita também a passagem pelo fígado. Essas duas situações podem ser responsáveis pela absorção incompleta ou até pela inativação de algum medicamento, que pode ser alterado ou degradado nesse processo. Por isso, hoje em dia, vários médicos e nutricionistas têm preferido indicar luz de suplementos através dessa via, como é o caso da vitamina D3 e da vitamina B12, por exemplo.

Existem duas principais formas farmacêuticas utilizadas para administração sublingual: a pastilha e o strip. A pastilha é uma forma farmacêutica sólida, semelhante a um comprimido, que se dissolve lentamente e pode ser produzida com diversos sabores. Já o strip é um filme fino que se dissolve rapidamente e possui um refresco sabor de menta.

Resumindo, a via sublingual oferece uma solução completa, ação rápida e modo de administração prático e fácil.

Espero que tenham gostado! Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para não perder nenhum vídeo. Compartilhe esse vídeo com seus amigos e familiares, pois informação boa a gente compartilha. Qualquer dúvida é só deixar um comentário. Obrigado pela companhia e até o próximo vídeo. Tchau, tchau, tchau!

Fonte
As Vantagens do uso de Medicamentos Via Sublingual por BS PHARMA