Pular para o conteúdo

Descubra as causas da dor crônica no ombro com o Dr. Alvaro Motta


Nós estamos hoje aqui para falar sobre um probleminha: a dor crônica no ombro. A dor crônica no ombro é mais comum do que as pessoas imaginam, principalmente aquela dor irradiada para a coluna cervical associada à dor irradiada para escapulir para o braço, que é uma dor muito comum entre as pessoas que praticam esportes. Pessoas que não praticam esporte acabam tendo esse tipo de problema.
Essa dor no ombro tem alguns diagnósticos diferenciais, tais quais a capsulite adesiva, a tendinite calcária, e a lesão de magno, que são os principais. Dentre esses, a principal é a tendinite no ombro. A tendinite calcária é uma inflamação dos tendões que fazem a movimentação do braço, e através dessa inflamação, acaba acontecendo uma incapacidade de fazer atividade física e atividade de movimento da rotina diária. Então, isso acaba incapacitando o paciente de fazer sua rotina de atividade física, arrumação de casa e outras atividades.
E essa tendinite, a longo prazo, pode levar a uma rotura do tendão, e essa ruptura do tendão se denomina lesão do manguito rotador. O manguito nada mais é do que um grupo de tendões que fazem a movimentação do umbu, e o principal deles é o campeão do super espinhoso que faz a elevação do braço. E essa elevação acaba sendo prejudicada pelo fato de esse tendão não estar preso no osso do número. Então, isso acaba diminuindo a força de elevação desse braço.
Isso dá uma característica muito comum nessas regiões de manguito, que é a dor noturna. O paciente acaba dormindo e acaba relaxando a musculatura, e essa musculatura acaba fazendo com que essa cabeça número tenha uma subluxação posterior. E essa subluxação posterior acaba tracionando esse tendão machucado, e isso leva a uma dor noturna que impede o paciente de cair no sono profundo. Isso acaba virando um ciclo vicioso, que é o paciente acaba ficando acordado tendo dor, ele tenta dormir e acaba voltando a acordar por causa da dor, e aí tenta dormir de novo e volta a ser acordado de novo. Então, isso acaba fazendo com que o paciente fique tão irritado a ponto de procurar um médico.
O tratamento principal é o tratamento conservador, como uso de trabalhos fisioterápicos, trabalhos de acupuntura, trabalhos de fortalecimento da cintura escapular, por completo organização dessas fibras musculares. E num caso mais grave, ou seja, de uma lesão de tendão ou de qualquer tipo de agravamento desta situação de tendinite, a gente pode partir para um tratamento cirúrgico. Isso seria para as lesões por si só do manguito rotador, que consistem da artroscopia na grande maioria das vezes, que são cirurgias feitas através de uma câmera que a gente visualiza as lesões intra-articulares do ombro, ou seja, dentro da articulação no espaço super promundial estrutura setenham através de parafusos absorvíveis ou âncoras, como são chamados no nosso meio médico. E isso, com o resultado, é de eficácia altíssima. Então, a gente consegue resolver uma boa parte dos problemas dos nossos pacientes dessa maneira.
Fonte: DOR CRÔNICA NO OMBRO o que pode ser? – Dr. Alvaro Motta por Instituto Osmar de Oliveira

Marcações: