Pular para o conteúdo

Descubra agora a causa do agravamento do seu melasma

Por que sua mancha não clareia?

Sejam bem-vindos de volta ao canal! Se você ainda não me conhece, meu nome é Cássia e sou farmacêutica em uma farmácia de manipulação. Nessa farmácia, atendo muitas pessoas que se queixam da mesma situação: pessoas que tratam sua mancha de pele e não obtêm o efeito que gostariam, ou as suas manchas não clareiam. Ou até pior, muitas vezes as suas manchas escurecem, o que é o chamado efeito rebote. Nesse vídeo, vou falar sobre os possíveis motivos para isso estar acontecendo e se tiver acontecendo com você, você pode mudar algumas coisas que vão melhorar sua mancha e sua pele.

O que é o melasma?

O melasma é uma mancha mais escura do que o tom de pele normal, que normalmente aparece em locais que estão expostos ao sol, principalmente nas bochechas e na testa, mas também pode aparecer no queixo, no pescoço e em outras partes do corpo. Para nós entendermos como tratar o melasma, precisamos também identificar como ele é causado. Ele pode ser causado por três motivos diferentes, principalmente:

  • exposição solar;
  • inflamação da pele;
  • gravidez ou hormônios.

Quando temos uma exposição solar, temos uma agressão na nossa pele que proporcionou que a nossa pele ficasse inflamada. Essa inflamação também pode ser causada por reativos de oxigênio, que são os radicais livres que podem ser formados dentro do nosso próprio corpo ou podem advir também da exposição solar ou de poluentes do meio ambiente. Quando temos alguma coisa que inflama a pele, como uma lágrima na pele, também causa inflamação. Na gravidez, o melasma acontece em ocasiões em que o nosso corpo meio que está em perigo e precisa se proteger do sol ou de alguma coisa que está causando uma inflamação. O nosso corpo vai lá e produz mais melanina, que é a cor da nossa pele, produzindo mais para tentar nos proteger. Quando estamos grávidas, há um aumento dos hormônios e o nosso corpo vai entender que tem uma criança dentro querendo um “não” (ou seja, querendo se proteger). Por isso, o melasma é formado na tentativa de proteger a mãe que está gerando uma criança e proteger o bebê. Com isso, percebemos que o melasma, a mancha, nada mais é do que o nosso próprio corpo tentando se auto proteger, formando essa melanina que tende a nos proteger quando temos uma mancha de pele.

Uso de ácidos

A primeira coisa que a gente pensa em utilizar para tratar o melasma é o uso de ácidos. Isso porque, se a gente tem uma mancha na nossa pele, a nossa pele, por si só, já faz uma renovação celular. Essa parte mais superficial descama com o tempo e a pele de dentro vai se formando, vindo a pele nova. A intenção de usar um ácido que descama a pele é retirar mais rapidamente a parte exterior da nossa pele para que venha uma pele sem mancha. Porém, o uso de ácidos tem que ser muito bem regulado com o profissional que entenda muito sobre o assunto, que saiba realmente dar todo o apoio para aquela pessoa, porque o uso indiscriminado de ácidos, que corroem a nossa pele, causa inflamação. E a inflamação é um dos motivos que pioram e aumentam o melasma e a mancha de pele. Então a primeira coisa que a gente tem que pensar é sobre o uso de ácido: se estamos fazendo corretamente ou se estamos inflamando demais a nossa pele.

Formas corretas de tratar o melasma

Para tratar o melasma corretamente, podemos usar agentes despigmentantes, que são produtos que a gente usa na nossa pele que vão realmente clarear impedindo que a nossa pele produza mais melanina que produza mais mancha escura, esse melasma. Alguns ativos como o ácido kójico (que não é ácido), a vitamina C, a niacinamida, o alfabisabolol são exemplos de alguns agentes despigmentantes que vão agir na nossa pele impedindo que a nossa pele forme essa mancha, que aumente a produção de melanina. Outra forma de termos o clareamento das manchas é retirar esses estímulos externos que causam manchas. O uso do protetor solar é muito importante, porque como o sol é um dos principais causadores do melasma, se nos protegermos do sol, usarmos o protetor solar de forma correta e adequada em abundância, vamos estar retirando esses estímulos externos que escurecem as nossas manchas. Gradativamente, a nossa pele vai clarear também. Outra possibilidade é usarmos também um produto que seja anti-poluição, que vai nos proteger da poluição. A poluição consegue entrar na nossa pele e causar mini-inflamações que podem levar ao aparecimento de mais manchas ou piorar o melasma. Usando produtos anti-poluição, vamos ter uma melhora gradativa no nosso melasma. Além disso, podemos usar sempre cremes com ativos que sejam calmantes, como Aloe Vera, que vão fazer uma ação calmante na nossa pele.

Se esse vídeo aqui te ajudando de alguma forma, você pode se inscrever no canal e ativar as notificações para ficar por dentro de todas as informações que eu passar nos meus vídeos. Se te ajudou, deixa um like para eu saber e trazer mais conteúdo assim. Até o próximo vídeo!

Fonte: Teu melasma só piora? Eu sei o motivo! por Cássia Mariano