Pular para o conteúdo

Descolamento de retina: causas, sintomas e tratamento


Descolamento de Retina – Entendendo a doença
O descolamento de retina é uma condição em que a retina se descola da parte posterior do olho, o que pode levar a problemas oculares. A retina é responsável por captar as imagens luminosas e levá-las ao cérebro para que possam ser processadas e conscientizadas, então, se ela se descola, a visão fica prejudicada.
Esta condição pode ocorrer devido a vários motivos, como envelhecimento, pós cirurgia de catarata, glaucoma, trauma na região do rosto, entre outros. Alguns esportes como boxe, MMA e também o tênis, podem resultar no descolamento de retina, pois a bolinha de tênis pode entrar em contato com o olho e desarmonizar o vidro com a retina.
Os primeiros sinais de alerta para o descolamento de retina incluem a percepção de moscas volantes (pontinhos que ficam passando na frente dos olhos) e flashes luminosos. A condição geralmente não causa dor, mas é importante procurar um oftalmologista imediatamente caso apresente os sintomas descritos.
A cirurgia é a forma de tratamento para o descolamento de retina, e deve ser realizada o mais rapidamente possível, a fim de evitar a perda da visão. Se o tratamento não for realizado adequadamente ou antes do tempo, o paciente pode ficar cego.
É importante ressaltar que o descolamento de retina pode ocorrer em qualquer idade, e não apenas em pessoas acima de 50 anos, como muitos pensam. Pessoas com altos graus de miopia têm maior tendência a desenvolver essa condição, e o uso excessivo de celular também pode sobrecarregar os olhos e resultar em problemas oculares.
Em suma, se você apresenta qualquer um dos sintomas mencionados ou tem alguma preocupação com a saúde de seus olhos, é imprescindível buscar ajuda de um oftalmologista para uma avaliação e diagnóstico precisos. A prevenção e o diagnóstico precoce são cruciais para evitar a perda da visão.
Fonte: O que é Descolamento de Retina? por Visão Hospital de Olhos