Pular para o conteúdo

Descobrindo a Espondilite Anquilosante: Sintomas e Diagnóstico


Oi gente,
Eu vim falar sobre como eu descobri a Espondilite Anquilosante, também conhecida como doença autoimune da coluna. Peço desculpas por não saber os nomes técnicos dos exames e as terminologias médicas, mas apenas quero compartilhar um pouco dessa doença. Às vezes, você está procurando por um sintoma, mas os médicos não acham que você tenha, e você pode ficar meses com dores muito fortes até descobrir o que está acontecendo.
Eu tenho essa doença e descobri depois de três meses sofrendo com dores intensas na coluna e nos pés. Eu já tinha uma vida normal, com exercícios físicos regulares e uma rotina agitada por causa da minha loja e faculdade de moda. Tenho 43 anos, e desde que fui diagnosticada, tenho conhecido muitas mulheres com o mesmo problema.
A dor é bem forte, principalmente na coluna, e pode ser comparada a uma dor queimação. No início, eu acordava com dores nas costas e no pescoço, mas não achava que era algo sério, então não procurei tratamento. Depois, comecei a sentir dores também nas mãos e nos pés, e isso começou a interferir nas tarefas mais simples do dia a dia, como levantar de uma cadeira, por exemplo.
Fui a um reumatologista e descobri que precisava mudar minha alimentação. Como gostava de pães e massas, tive que tirar tudo que tem farinha de trigo da minha dieta e me alimentar com coisas saudáveis. Comecei a tomar um remédio chamado Azulfin, que é um anti-inflamatório não esteroide. Fiz alguns exames de sangue que mostraram que eu estava com algumas proteínas alteradas, o que indicava a presença da doença autoimune.
Se você tem algum problema no intestino, é importante cuidar da alimentação, porque qualquer inflamação pode desencadear a doença. A doença é provocada por diversos fatores, e um dos mais comuns é a predisposição genética. Porém, nem todas as pessoas que têm uma predisposição genética vão desenvolver a doença, só se houver alguma inflamação ou agressão.
Se você está sofrendo com dores nas costas, nas mãos, nos pés ou em qualquer outra parte do corpo, fique atento e procure ajuda médica. Espero que meu relato ajude outras pessoas que estejam enfrentando o mesmo problema.
Obrigada e até a próxima!
Fonte: Espondilite Anquilosante… como descobri… por Erika Vargas