Pular para o conteúdo

Descobri um cisto na tireóide: é perigoso? Saiba mais


Olá, eu sou o doutor Márcio Fernandes, cirurgião geral e cirurgião de cabeça e pescoço. Hoje, vamos falar sobre cisto de tireoide.
O cisto de tireoide é algo extremamente comum, mas que volta e meia traz bastante surpresa para os pacientes que vão fazer uma ultrassom de pescoço e por acaso se deparam com essa alteração. Mas não se preocupe, a resolução é simples. Na realidade, a frequência com que você encontra os cistos e nódulos de tireoide em exames de ultrassom é muito alta, alguns estudos relatam que até 68% dos ultrassons realizados no pescoço descobrem algum tipo de cisto ou nódulo de tireoide.
Porém, os cistos são estruturas bem circunscritas e bem redondinhas, com conteúdo líquido em seu interior e, por definição, são benignos. Por serem estruturas caracteristicamente benignas, não há a necessidade de investigação diagnóstica, que é aquela punção da tireoide que nós realizamos. A não ser que, em alguns casos, quando o cisto cresce, se desenvolve gerando incômodo no paciente ou aparece no pescoço, gerando um desconforto estético. Nestes casos, sim, há necessidade de fazer a função, mas com o objetivo de esvaziar o cisto e não de fazer o diagnóstico.
Os cistos são estruturas extremamente dinâmicas, isso quer dizer que, durante o seu controle ultrassonográfico, já que você precisa fazer um controle, seja ele anual ou bianual, dependendo da avaliação do seu cirurgião de cabeça e pescoço, eles mudam muito frequentemente com relação ao seu tamanho, podendo ficar menor em um dado momento, podendo ficar maior em um outro momento. Mas isso não deve gerar nenhum tipo de preocupação, já que raramente existe a necessidade de fazer a cirurgia de um cisto.
Em resumo, o que preocupa é que, ao descobrir algo que você não tinha antes, os cistos de tireoide são totalmente comuns em exames de ultrassom que não necessitam de avaliação diagnóstica e que raramente vão ter necessidade de algum tipo de cirurgia.
Abraço a todos. Se tiverem dúvidas, é só perguntar no comentário que eu vou ter o maior prazer em responder e não esqueça de seguir a gente nas mídias sociais.
Fonte: Cisto de tireóide é perigoso?? Descobriu um cisto na tireóide no ultrassom, e agora ? por Dr. Márcio Fernandes