Pular para o conteúdo

Derrame Articular: Saiba mais sobre esta condição médica.


A sinovite, também conhecida como derrame articular ou água no joelho, é uma condição relativamente comum que afeta muitos atletas e pessoas que sofreram traumas no joelho ou que já apresentam sinais de desgaste da articulação, como atrose ou artrite.
No joelho, existe uma capa membrana que reveste a articulação chamada membrana sinovial. Essa membrana tem a função de produzir líquido que ajuda a lubrificar a articulação. Quando essa membrana é irritada por um trauma, sobrecarga ou desgaste, ela pode produzir líquido em excesso, causando a sinovite reativa e gerando inchaço ou edema no joelho.
Os sinais e sintomas da sinovite incluem inchaço, rigidez, dificuldade para dobrar e esticar o joelho e dor. O diagnóstico é feito com base na história do paciente e em exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética.
O tratamento para a sinovite no joelho inclui repouso, terapia medicamentosa, fisioterapia e, em alguns casos, a retirada do líquido acumulado com uma agulha. A fisioterapia é primordial para ajudar a reduzir o inchaço e os sintomas da sinovite, utilizando recursos como resfriamento com gelo, drenagem manual, compressas de água fria, exercícios de fortalecimento e posicionamento do membro.
Em casos extremos, pode ser necessário recorrer à cirurgia, mas geralmente o tratamento conservador é eficaz. É importante tratar a sinovite adequadamente para evitar recorrências e diminuir o risco de problemas no futuro.
Fonte: Saiba tudo sobre: Sinovite ou Derrame Articular (água no Joelho) por Instituto Trata