Pular para o conteúdo

Dermatite de contato genital: causas e tratamentos com um especialista


Vamos falar sobre a dermatite de contato na região genital. Eu sou o Dr. Lucas Felipe Gomes, médico urologista da cidade de Concórdia, estado de Santa Catarina, e neste vídeo vamos comentar sobre as dermatites de contato que ocorrem na região genital.
Mas antes de continuar assistindo este vídeo, não se esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, Top Delojista, e de ativar as notificações.
Como acontece a dermatite de contato? Como o próprio nome diz, a dermatite é uma inflamação da pele e, quando essa pele fica inflamada, começa a aparecer o que chamamos de placas discretamente elevadas na pele da região genital. Essas placas podem ter características distintas, sendo que, em alguns casos, nas bordas, podem ter nuances de um tom de vermelho puxando, muitas vezes, até para um tom um pouco amarronzado.
A dermatite é causada, na maioria das vezes, pelo contato de certas substâncias na pele da região genital. Muitas vezes, essas substâncias não causavam esse problema no início da vida, mas com a exposição continuada, essa dermatite pode aparecer ao longo da vida. Costuma ser mais comum em homens, mas também pode acometer mulheres em menor quantidade. Crianças, principalmente pequenas, também costumam ser acometidas.
Mediante o caráter, mediante a duração dos sintomas dessas queixas que o paciente vai apresentar, podemos caracterizar essa dermatite de contato em dermatite de contato de caráter crônico, que é aquela que o paciente vai tendo pequenas exposições ao longo de um bom tempo ao mesmo agente que causa irritação na pele, e as dermatites de contato agudas, essas são mais facilmente identificáveis, pois, tão logo o paciente tenha contato com o agente causador da dermatite, ele imediatamente relata esses sintomas desconfortáveis.
Como o paciente se queixa? Como o paciente fala? Primeiramente, o paciente observa que existe um vermelhidão na região da pele da região genital. Depois, esse vermelhidão gera um desconforto muito grande em alguns casos, podendo causar até dor. O edema (inchaço) nessas circunstâncias costuma ser pouco evidente na maior parte dos casos e costuma ser diferenciada da dermatite atópica, porque geralmente, na dermatite de contato, não existe o ciclo arranhão/coceira que costuma acontecer em pacientes que são alérgicos a certas substâncias.
Agora, vamos falar sobre o que costuma causar as dermatites crônicas, que são as mais comumente encontradas em nossos pacientes. Primeiramente, temos que comentar sobre o hábito de lavar incessantemente tanto pênis quanto a vagina com água e sabão. Sabe-se que, principalmente o sabão, quando usado em grandes quantidades e de maneira que você faça movimentos abrasivos com a esponja ou até mesmo com a mão na região do órgão genital, pode, ao longo do tempo, gerar esse vermelhidão na região da pele. Outra coisa que pode causar é o contato com fezes e urina. Qualquer população tem pacientes acometidos por isso, principalmente idosos que têm problemas de incontinência urinária e crianças quando estão nas fraldas, costumam ter mais problemas com a dermatite de contato. Outros agentes podem causar isso também, tais como absorventes íntimos, cremes que você utiliza na região genital na hora de depilar, outros produtos para higiene íntima. São produtos que podem causar esse problema. Há casos em que aqueles fofos que as mulheres costumam colocar em virtude do fluxo vaginal muito intenso nessas localizações. Então, basicamente, qualquer coisa, qualquer produto químico que você coloque na região genital é um potencial agente causador da dermatite crônica.
Não podemos esquecer que o uso também de preservativos, pelo produto que se coloca nessas camisinhas, também é um causador desse tipo de problema. Na exposição aguda, essa é mais fácil de identificar, tanto o paciente, se ele espanca qual a substância que gerou essa irritação, ele vai ter uma reação muito intensa, então é fácil de identificar isso. Daí então, isso pode acontecer principalmente em agentes que são utilizados para o tratamento de verrugas, tais como a pedofilia, a apoio do filho toxina, o ácido tricloroacético, certos produtos para clareamento da pele, como o ácido acetilsalicílico, que são usados muitas vezes na região. Raramente é utilizado na região genital. E também não podemos esquecer dos quando você realiza procedimentos com lâminas de barbear e laser nessa região. Então, todas essas situações podem dar um quadro muito intenso de uma reação aguda.
E também o que alguns médicos se utilizam, substâncias que são utilizadas para retirar os germes, as bactérias na região da genitália, tais como um PVP II, que é à base de iodo, é o potencial causador do quadro de dermatite de contato.
E qual é o tratamento para todos esses problemas? Primeiramente, tentar identificar o agente causador da dermatite de contato. Muitas vezes, isso não é uma tarefa muito fácil porque todos os dias nós utilizamos muito os produtos tanto de higiene tanto para nossa beleza corporal que são os responsáveis por essas temáticas de contato. Então, o que o médico recomenda é que vá testando aos poucos quais os produtos que podem estar causando esse problema, que vá sendo retirado ao longo dos dias para ver quais são os que podem causar isso. E também se orientasse os pacientes que no momento do banho não se lave exageradamente a região do pênis e da vagina com grande quantidade de sabão. Uma lavagem com água morna em submersão tanto do pênis quanto da vagina nesses pacientes que estão com quadro de dermatite de contato, nessas situações, é suficiente para melhorar esse quadro. Pode se dar também corticoides em baixas concentrações para amenizar mais rapidamente esse quadro. Em crianças que estão nas fraldas, costuma-se dar com óxido de zinco, que é uma pomada protetora que cria uma camada para que esse agente não entre em contato diretamente com a pele do bebê.
O diagnóstico sempre é clínico. Então, a gente coloca o olho e acaba já percebendo essa alteração e na grande parte dos casos, não se necessita realizar uma biópsia dessa pele que está sendo atingida pela dermatite de contato. Só se realiza biópsia quando tivermos mais algumas dúvidas que essa que a dermatite de contato seja mesmo a causa de problemas de nossos pacientes.
Portanto, a dermatite de contato é um problema muitas vezes que não é de fácil solução, mas não que seja difícil de tratar. O problema é que é difícil identificar o agente ou a substância que está causando esse tipo de problema.
Eu gostaria de agradecer a todos. Inscreva-se no meu canal do YouTube, Top Delojista. Curta e compartilhe este vídeo. Deixe suas dúvidas, críticas, comentários, sugestões. Um forte abraço, que com Deus. E até o nosso próximo vídeo.
Fonte: Dermatite de contato na região genital: de que jeito isso acontece em mim doutor? por Toque de Urologista