Pular para o conteúdo

Cuidados pós-operatórios para cirurgia de hemorróidas e fissura: o que é preciso saber

Cuidados pós-operatórios em cirurgias do reto e ânus

Olá, eu sou o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista do Rio Grande do Sul e especialista em doenças do intestino, reto e ânus. Neste vídeo, vou falar sobre os cuidados pós-operatórios necessários para cirurgias de hemorroidas, fissuras, fístulas, incontinência fecal, ressecção de lesões e pólipos na região do reto e ânus.

Mantenha as fezes macias

É essencial manter as fezes macias para reduzir a dor e evitar que fezes duras machuquem a ferida operatória. Se necessário, use laxantes como tamarine, naturé, leite de magnésia ou rap lax. No entanto, cuidado com diarreias excessivas, que pode inibir a cicatrização. Evite também o uso de lubrificantes orgânicos, que podem grudar na ferida operatória e causar inflamações.

Faça banhos de assento

Os banhos de assento com água morna ajudam a aliviar a dor e relaxar a musculatura do esfíncter. Realize pelo menos três banhos de assento por dia durante no mínimo um mês após a cirurgia.

Peça remédios para a dor ao seu médico

Cirurgias nessa região do corpo são muito dolorosas, por isso, é essencial ter medicamentos para aliviar a dor. Normalmente, prescrevo anti-inflamatórios, analgésicos como dipirona e medicamentos à base de opióides como tramadol ou codeína. Comece com medicamentos mais leves e vá aumentando conforme a necessidade.

Cuide da alimentação e evite bebidas alcoólicas

Evite alimentos muito condimentados e bebidas alcoólicas por pelo menos 30 dias após a cirurgia. Cuidado também com grãos, sementes de pipoca e amendoim.

Repouse e evite esforços físicos

Repouse o quanto puder após a cirurgia, especialmente nos primeiros 14 a 15 dias. Não dirija e faça uma pausa a cada 35-40 minutos em viagens para caminhar durante 30 minutos. Evite ficar sentado ou deitado por muito tempo na mesma posição. Troque de posição frequentemente.

Aviso sobre sangramentos

Algum sangramento nas fezes é normal durante os primeiros 30 dias após a cirurgia. No entanto, se o sangramento for excessivo ou sem relação com a defecação, avise o médico imediatamente.

Cuide do corte aberto

É comum deixar áreas de drenagem abertas fora do corpo para liberar a secreção de cicatrização da ferida operatória. Tenha paciência e cuidado com essa parte, evite mexer muito no local.

Seguir esses cuidados pós-operatórios pode melhorar em 80% o desconforto pós-cirurgia. Lembre-se de sempre conversar com seu médico sobre outras orientações personalizadas para cuidar do seu corpo após uma cirurgia no reto e ânus.

Fonte: Cuidados Pós-Operatórios de Cirurgia de Hemorróidas e Fissura! por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino