Pular para o conteúdo

Cuidados odontológicos essenciais durante o tratamento de câncer.


Com a ajuda das quebras de linha, marcadores e técnicas de SEO, o artigo ficaria assim:

Como o tratamento oncológico pode afetar a saúde bucal do paciente?

A saúde bucal pode ser afetada pela quimioterapia ou radioterapia. O paciente que inicia o tratamento oncológico sem uma revisão de odontologia pode estar sujeito a ter algumas consequências, como:

  • Pacientes transplantados de medula: um foco local pode evoluir para uma infecção sistêmica, especialmente no momento de imunossupressão;
  • Pacientes irradiados de cabeça e pescoço: deve-se prestar atenção nos dentes que devem ser removidos antes do início da terapia oncológica devido ao risco da chamada necrose;

Por isso, é importante que o acompanhamento odontológico seja feito antes, durante e após o tratamento. Antes do paciente ser internado, ele deve tratar os focos infecciosos, realizando tratamento periodontal, endodôntico e cirúrgico, caso necessário. Durante o tratamento, o paciente é seguido pelo cirurgião dentista por causa das possíveis reações tóxicas e inflamatórias que podem ocorrer. Para prevenir a mucosite, utilizamos laser de baixa potência, além de uma terapia com laser fotodinâmica antimicrobiana.

Outra complicação comum é a xerostomia, que é a sensação de boca seca. O paciente pode hidratar a mucosa bucal com vitamina A ou manteiga de cacau, além de fazer um protocolo para a glândula salivar, aumentando o fluxo salivar.

Como manter a higiene bucal durante o tratamento oncológico?

Embora não possa sangrar, o paciente deve intensificar a higiene bucal. Para isso, ele deve utilizar:

  • Uma escova de cerdas macias e cabeça pequena;
  • Enxaguatório bucal sem álcool;
  • Uma pasta não abrasiva.

No caso de plaquetas inferiores a 20 mil, o uso de fio dental não é recomendado. Por isso, o paciente deve procurar o cirurgião dentista para eliminar os focos infecciosos e remover as arestas cortantes de dentes e restaurações. Isso ajuda a evitar lesões bucais que levem à infecção e ao sangramento. Além disso, é possível utilizar a laser terapia preventiva e curativa para tratar as possíveis infecções.

Se houver dúvidas, é sempre importante procurar o cirurgião dentista.

Fonte: Cuidados odontológicos durante o câncer por ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia