Pular para o conteúdo

Cuidados na prescrição de Paracetamol para gestantes, indicam estudos.

Paracetamol na Gravidez

Em um estudo feito por pesquisadores de todo mundo, pede-se que o paracetamol seja prescrito para as grávidas com ainda mais cuidado. Os motivos são as possíveis relações entre o uso da medicação e alterações no desenvolvimento do feto durante a gestação.

O Mateus, nascido há 15 dias, teve a Taiane como mãe, que tomou paracetamol várias vezes durante a gravidez. Tudo é muito restrito quando se trata de medicação na gravidez, mas ela teve muita dor de cabeça e pediu orientação médica.

O paracetamol é o medicamento mais consumido por gestantes em todo o mundo, mas uma declaração internacional feita por 91 pesquisadores e publicada na Nature viu endocrinologia pede que agências reguladoras revejam a indicação do medicamento na gravidez, por conta dos riscos para o feto.

  • Este farmacologista e professor da Universidade Federal do Paraná fez parte do grupo que revisou 25 a literatura científica sobre o medicamento. Ele diz que o trabalho não é conclusivo, mas dá um alerta.
  • Estudos observacionais, em que a gente compara mulheres que usam paracetamol, quanto estudos com animais de laboratório, apontam para possíveis associações entre o uso do paracetamol e alguns problemas no neurodesenvolvimento e também problemas reprodutivos e urogenitais nos bebês.

Aqui no Brasil, a bula já indica que o paracetamol não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Em nota, a Anvisa diz que o estudo divulgado traz informação relevante que está em avaliação pela agência. O objetivo do estudo não é alarmar as mamães, mas reforçar que já consta na bula do medicamento que o paracetamol, remédio mais indicado para tratar dores e febre durante a gestação, não é isento de riscos. Ele acaba sendo usado em algumas situações onde não seria necessário utilizar nenhum medicamento.

O ginecologista pede cautela com qualquer remédio na gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e defende que sejam feitos novos estudos sobre o paracetamol em gestantes.

Devem ser feitas sim para que não tenhamos risco nenhum ao respeitar essa medicação para gestantes. Hoje em tempo de alegria, os medicamentos para aliviar a dor e a febre aumentaram o seu uso, então é importante estar atenta e precisamos ter sempre uma avaliação de um profissional.

Fonte
Paracetamol deve ser prescrito com cautela para gestantes, apontam pesquisadores por Jornalismo TV Cultura