Pular para o conteúdo

Cuidados com o dreno no pós-operatório.


Cuidados com Dreno no Pós-Operatório da Cirurgia de Mama

Cuidados com Dreno no Pós-Operatório da Cirurgia de Mama

Olá! Esse vídeo foi a partir de uma solicitação e é importante que eu fale sobre esse assunto porque eu nunca mencionei os cuidados com dreno no pós-operatório da cirurgia de mama. Eu vou começar falando sobre as indicações do uso do dreno, como ele é e o que deve chamar atenção tanto no cuidado quanto possíveis complicações desse dreno.

  • O dreno normalmente é uma sanfona bem comprimida chamada de Novak;
  • Ele é um circuito interno fechado a vácuo;
  • Ele é completamente externo;
  • Ele é colocado durante a cirurgia e dado na pele para que fique sustentado.

Normalmente, a gente orienta esse dreno em cirurgias de grande porção de mama e também nos vazamentos axilas. O uso desse dreno vem do fato de uma porção grande de tecido mamário ou tecido da axila promover um acúmulo de linfa nesse espaço que acaba se formando nessa nova qualidade. Principalmente nos vazamentos da axila, os vasos linfáticos estão completamente cortados e essa linha falar vai ficar acumulando como uma espécie de seroma. Também temos visto em cirurgia que esse líquido claro precisa ser drenado durante o processo de cicatrização. Se você não coloca esse dreno, esse líquido fica acumulado ali e de alguma forma vai prejudicar o fazer operatório, com a necessidade do médico muitas vezes aspirar com uma seringa e agulha. Então, o dreno acaba se tornando obrigatório para essas mulheres.

Então, os cuidados são importantes no pós-operatório com o dreno. O dreno, como eu falei, é um circuito fechado e ele deve ser apenas higienizado. E para isso, não é necessário jogar nenhum tipo de líquido dentro dele. Não vá lá e use sabão, muito menos álcool, pelo risco do próprio processo de infecção jogar esse líquido para dentro da pessoa lá na cavidade em que foi feita a cirurgia. Então, limpe-o apenas com um pano do lado de fora. Você pode passar um pouco de álcool no sistema dele, mas nada de jogar líquido dentro dele. Podemos ter apenas que tirar o líquido que foi acumulado dentro da pessoa. O outro ponto importante a observar sempre é onde o dreno está, tanto ali na pele, os ter um ponto sustentando-se ali vai ficar inflamado. Vai ficar com a pele muito avermelhada com algum sinal de infecção, que é sim um sinal que a pessoa deve ter atenção e entrar em contato imediatamente com o médico pelo risco por seu corpo estranho dentro ali dentro da pessoa poder causar alguma infecção.

Um outro ponto importante é o débito do dreno. Muitas vezes, esse dreno pode estar com débito muito aumentado, muitas vezes com líquido sanguinolento, e é só sendo drenado algum hematoma que deve ser diagnosticado rapidamente, até porque alguns hematomas demandam uma nova cirurgia para controle. Então, a pessoa pode ter anemia, pode ter uma compensação do seu quadro de hipertensão. Às vezes, as pessoas que têm problema de coração também podem ter uma complicação do quadro cardíaco pela perda desse volume elevado através do dreno. Então, também é importante procurar ajuda nesses casos.

O dreno normalmente é retirado quando esse débito, essa quantidade de líquido diariamente, vai caindo em torno de 50 ml por dia. Isso é uma boa quantidade que dá para tirar o dreno com segurança e o próprio onde ele tava fecha sozinho. Não é necessário dar ponto ali ou fazer qualquer outro tipo de ativo mais complexo do que apenas uma forma de uma caixa todo mundo e a licença.

O uso de um dreno não significa que a cirurgia foi mais ou menos grave ou que o câncer foi pior ou menos pior do que o de uma outra pessoa que não usou o dreno. O que é mais importante é que, uma vez indicado, ele esteja cuidado para que ele não saia antes do tempo e ele não enxerga. Então, a pessoa que usa o dreno deve sim ter um cuidado especial, principalmente no treinamento tanto dos médicos quanto da enfermagem no pós-operatório, para que esse tempo seja um tempo de recuperação tranquilo.

Fonte: COMO CUIDAR DO DRENO NO PÓS OPERATÓRIO? por Pedro Maroun